Extensão

Projeto “Sim, Elas Podem” vai levar cursos de programação para escola estadual de Uberlândia

Coordenadora do projeto acertou a oferta dos cursos na Escola Estadual Clarimundo Carneiro
Publicado em 17/10/2024 11:33 Atualizado em 17/10/2024 11:35
Reunião da professora Crícia, seus bolsistas e servidores da Escola Estadual Clarimundo Carneiro

O projeto de extensão “Sim, Elas Podem”, do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), vai levar conhecimento para além dos muros do Campus. A coordenadora do projeto, Crícia Zilda Felício teve um reunião em outubro para ofertar os cursos de Lógica de Programação e HTML e CSS para Escola Estadual Clarimundo Carneiro, no bairro Martins, em Uberlândia.

O projeto Sim, Elas Podem vai ofertar o curso de Lógica de Programação para estudantes de 9º e8º anos da escola e o curso de HTML e CSS para estudantes de 6º e 7º anos. Os cursos serão ofertados por bolsistas e voluntários do projeto e vão apresentar noções introdutórias para despertar o interesse dos participantes. A previsão é que a oferta tenha início ainda neste mês de outubro.

“Nós conversamos com a supervisora pedagógica e com os professores. Lá eles têm alunos em turno integral e nós vamos atender esse público de turno integral”, explica Crícia, que também ressaltou a importância de levar os cursos para fora do Campus.

“Quando a gente leva para a escola, o engajamento é maior. Eles não têm gastos para poder vir fazer os cursos aqui no campus. É uma oportunidade também de fazer a divulgação dos cursos que nós temos aqui, de levar o nosso aluno do IFTM para ter contato com o público lá e dessa forma desenvolver as habilidades em torno do conteúdo que eles aprendem aqui. Estou  achando muito válido e estou muito animada com a ideia de poder levar esse curso lá pra eles”, afirma.

Sim, Elas Podem!

O projeto “Sim, Elas Podem” é um projeto de extensão do Campus Uberlândia Centro que oferta cursos da área de computação e programação para a comunidade externa do Campus, assim como promovem outras atividades. O projeto tem o objetivo principal de aproximar meninas e mulheres das áreas de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática), mas aceita também a inscrição de meninos em suas atividades. Voluntários e bolsistas do projeto apresentam noções introdutórias para os participantes.