Cursos Superiores do IFTM estão entre os melhores classificados no Guia da Faculdade do Jornal O Estado de São Paulo em parceria com a Quero Educação
Já está disponível no site do jornal O Estado de São Paulo, a sexta edição do Guia da Faculdade, que traz avaliação e informação sobre bacharelados, licenciaturas e tecnologias de faculdades públicas e privadas de todo o país. O Guia é feito em parceria com a Quero Educação, uma das principais startups da área educacional do País, sendo a responsável pela montagem de todo o processo da avaliação de cursos.
Na edição 2024, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) recebeu um selo de 5 estrelas, 16 selos de 4 estrelas e um selo de 3 estrelas. A metodologia utilizada na avaliação dos cursos é conhecida como avaliação por pares, onde o Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de professores que atuam no ensino superior.
Com base nas informações fornecidas pelas Instituições de Ensino
Superior (IES) em um cadastro prévio no Guia, são indicados quais
cursos participarão do processo avaliativo. Os critérios adotados
para a escolha dos cursos analisados em 2024 foram os seguintes:
ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados (até o final
do ano de 2023) e
ter ao menos uma turma em andamento.
O processo de avaliação se iniciou em abril deste ano, onde o
coordenador(a) de cada curso que foi avaliado recebeu um
questionário onde pôde apresentar as principais características da
sua graduação, com foco em três aspectos: corpo docente (perfil dos
professores vinculados ao curso e dados quantitativos); projeto
didático-pedagógico (características da proposta de ensino do
curso) e infraestrutura (características sobre o espaço físico,
materiais e equipamentos oferecidos). Esse questionário serviu de
base para os avaliadores emitirem suas notas para os cursos.
Em 2024, o Guia contou com mais de 11.000 coordenadores e
professores do Ensino Superior que se cadastraram voluntariamente
para atuar como avaliadores dos cursos. Estes docentes são
acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de
instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país
na qual atuam.
Cada curso é avaliado por seis professores que podem atribuir três
notas ( de 1 a 5) para cada curso, sendo uma nota para a qualidade
do corpo docente, uma para a qualidade do projeto
pedagógico e uma para a qualidade da infraestrutura.
Resultado
O processo de apuração dos resultados começa com o descarte da
maior e da menor notas recebidas por cada curso. Das notas
restantes, extrai-se a média numérica de cada curso. O resultado
numérico final de cada curso leva em conta, ainda, a média numérica
que ele obteve nos dois últimos anos. Assim, a média das
notas de 2024 é somada à média das notas do curso em 2023 e em
2022. Caso o curso não tenha sido avaliado em 2023 e em 2022, o
resultado dele é totalmente baseado na nota de 2024.
Por fim, o resultado numérico final é transformado em estrelas de
acordo com as seguintes faixas de conversão: entre 5 e 4,50, recebe
5 estrelas; menor que 4,50 a 3,50, recebe 4 estrelas; menor que
3,50 a 2,50, recebe 3 estrelas e menor que 2,50, não é
estrelado.