Homenagem

Deborah Bonnas, docente e ex-reitora do IFTM, é uma das homenageadas durante a 48ª Reditec

Entrega da Comenda Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi feita às pessoas que se destacaram pela sua contribuição à Rede Federal
Publicado em 23/10/2024 16:00 Atualizado em 24/10/2024 10:17
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida da professora Deborah Bonnas recebendo a homenagem na Reditec 2024
Fotografia colorida da professora Deborah Bonnas recebendo a homenagem na Reditec 2024
Crédito: Moacir Evangelista/Conif

A abertura da 48ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), realizada em Caldas Novas (GO) na noite dessa segunda-feira (21/10), foi marcada por momentos de emoção e recordações. Durante a cerimônia, houve a entrega da Comenda Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma honraria concedida anualmente pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para aqueles que se destacaram por sua contribuição à Rede Federal.

Nesta edição da Reditec, foram homenageados os ex-dirigentes Leopoldina Veras, Jefferson Manhães, Sônia Regina de Souza Fernandes, Odacir Zanatta, Deborah Santesso Bonnas e Rosana Cavalcante. A entrega das medalhas foi realizada pelo presidente do Conif, Elias Monteiro, pela reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Oneida Cristina Irigon, e pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli.

Deborah Santesso Bonnas, ex-reitora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), destacou a relevância da homenagem ao mencionar a responsabilidade dos gestores à frente das instituições. "É uma emoção muito grande receber essa homenagem. Além de ser uma comenda que homenageia o criador dos Institutos Federais é também o reconhecimento do nosso trabalho. Quando assumimos a gestão de uma instituição como a nossa, com 13 mil estudantes e 1.200 servidores, há muita entrega e muita dedicação. Então, quando chegamos ao  final deste trabalho e temos esse  carinho do Conselho, que reconhece nosso esforço, é algo que nos emociona profundamente. É uma homenagem que recebo com muito orgulho e honra", disse Deborah.

A ex-reitora também ressaltou a importância do trabalho coletivo na defesa da educação profissional e tecnológica, destacando que os gestores, além de cuidar de suas próprias instituições, se unem em uma rede nacional pela educação. “Nós, gestores, conhecemos o país inteiro, conhecemos todas as instituições e nos unimos em Rede numa luta de defesa da educação profissional e tecnológica.”

Durante a homenagem, o ex-reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães, relembrou a resistência da homenagem ao longo dos anos, mesmo em "tempos difíceis", destacando o valor do reconhecimento da trajetória dos dirigentes.

Odacir Zanatta, ex-reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), utilizou uma fala do professor Mário Sérgio Cortella e versos da canção "Tocando em Frente", de Almir Sater, para expressar o aprendizado adquirido ao longo de sua gestão.

Leopoldina Veras, ex-reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), inspirou a plateia ao propagar uma mensagem de esperança e resiliência, destacando os desafios enfrentados e a força da interiorização da Rede Federal.

Sônia Regina de Souza Fernandes, ex-reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), encerrou as falas emocionadas, destacando a importância de receber uma honraria que homenageia um ex-operário que transformou a educação no país.

Rosana Cavalcante, ex-reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), enviou um vídeo de agradecimento, completando este momento de celebração e reconhecimento do trabalho realizado por cada homenageado ao longo de suas gestões.

Fonte: https://portal.conif.org.br/comunicacao/gerais/abertura-reditec-2024-homenagem-comenda-lula, com adaptações.

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas