IFTM Campus Uberlândia oferece curso online sobre Sistemas Agrossilvopastoris
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Uberlândia está com inscrições abertas para o curso de extensão Implantação e Manutenção de Sistemas Agrossilvopastoris, promovido pelo Grupo de Estudos em Sistemas Agrossilvopastoris (GESA) e coordenado pelo professor Luís Augusto Domingues.
O curso, 100% online, visa capacitar produtores, estudantes, técnicos e professores sobre os cuidados necessários para a implantação e manutenção de áreas com esse sistema sustentável. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de outubro, no site do IFTM.
Os sistemas agrossilvopastoris integram culturas agrícolas, florestais e pecuárias na mesma área, proporcionando benefícios ambientais, sociais e econômicos. Esse modelo de produção sustentável promove o equilíbrio entre as atividades, garantindo a conservação do solo, a biodiversidade e a qualidade da água, além de contribuir para o aumento da produtividade. Ao integrar árvores, pastagens e lavouras, o sistema favorece a diversificação de produtos, melhora o microclima e reduz a necessidade de insumos químicos.
Capacitação Técnica e Encontro Presencial
O curso, que compartilha a experiência acumulada ao longo dos nove anos de atuação do Gesa, vai além da formação teórica. Ao final da capacitação, no dia 23 de novembro, será realizado um Encontro Técnico presencial, proporcionando aos participantes a oportunidade de discutir, de forma prática, os temas abordados. Durante quase uma década, o centro já capacitou mais de 300 pessoas por meio de cursos de extensão, dias de campo, caravanas ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) e projetos de pesquisa.
Segundo o professor Luís Augusto Domingues, a expectativa com este curso é alcançar tanto profissionais da região de Uberlândia quanto de outras partes do Brasil. "Queremos capacitar técnicos e produtores sobre os aspectos técnicos desse sistema, incentivando sua adoção. O sistema agrossilvopastoril tem muito a contribuir com o agronegócio e com o meio ambiente, ajudando a alavancar uma produção mais sustentável", afirma.
O curso é uma oportunidade para quem busca se aprofundar no manejo sustentável e aprender técnicas que promovem a integração entre as atividades agropecuárias e a preservação ambiental.