Projeto "Painel Vivo" dá vida às obras de Van Gogh no IFTM Campus Patos de Minas
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Patos de Minas foi palco, mais uma vez, de uma experiência artística única com o "Painel Vivo". O projeto, coordenado pela professora de Artes Cristina Matos, propõe o estudo e a reprodução de obras do universo das artes visuais, levando à comunidade uma imersão em arte tridimensional. Este ano, o tema escolhido pelos estudantes foi o icônico pintor holandês Vincent Van Gogh.
O projeto, iniciado em 2018, tornou-se uma tradição aguardada pela comunidade do campus, com edições anteriores dedicadas ao modernismo, aos 100 anos da Semana de Arte Moderna no Brasil, às mulheres artistas e aos artistas de língua espanhola. Em 2024, os estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio mergulharam no universo de Van Gogh, reproduzindo fielmente 18 de suas obras mais marcantes, incluindo dois autorretratos, o quadro “Os comedores de batata” que é um estilo diferente do qual o pintor ficou conhecido, entre outros.
Cristina Matos explica que o processo do "Painel Vivo" começa meses antes, com discussões e escolha do tema, o estudo aprofundado sobre a vida e obra do artista, e, finalmente, a criação das reproduções. Segundo a professora, o projeto é uma oportunidade não apenas de exercitar a criatividade dos estudantes, mas também de ampliar o conhecimento sobre artistas, suas temáticas e contribuições para a Arte e Cultura. "Descobrimos, por exemplo, que Van Gogh tem mais de 800 obras, e que ele trabalhou com vários estilos diferentes. O projeto foi uma oportunidade de conhecer melhor o seu legado", comentou Cristina.
Um dos destaques deste ano foi a recriação de "O Quarto em Arles", que levou quase dois meses para ser concluído. A obra foi feita inteiramente de papelão em uma versão 3D, mostrando o empenho e a dedicação dos estudantes. "O resultado visual é encantador. Os alunos se dedicaram muito, e a cada ano o ‘Painel Vivo’ se supera. Este projeto já é aguardado pela comunidade", destacou Cristina.
As obras foram expostas em dois blocos do campus, com visitação de oito turmas, oferecendo a oportunidade de apreciar as 18 reproduções criadas pelos estudantes. Entre os visitantes, a estudante Maryeva Luiz Ribeiro Silva ficou fascinada com a experiência: "Nunca tive uma oportunidade assim antes. Fiquei encantada com o empenho dos outros alunos e a chance de conhecer Van Gogh de forma mais criativa e aprofundada. Foi simplesmente deslumbrante."
Outro estudante, Rafael Dill, que trabalhou na recriação de "Noite Estrelada", refletiu sobre o impacto pessoal do projeto: "Depois de mais de 30 horas de trabalho árduo, é muito gratificante saber que deixei minha marca no dia de muitas pessoas. Assim como Van Gogh, isso me motiva a ser artista. Afinal, 'é difícil ser artista, mas é impossível tentar ser outra coisa'."
Com o sucesso da edição de 2024, o "Painel Vivo" consolida sua relevância na vida acadêmica e cultural do IFTM, inspirando tanto os alunos quanto a comunidade a enxergar a arte de uma forma inovadora e envolvente.