IFTM participa da 48ª Reditec
A 48ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) reuniu mais de mil gestores e profissionais da Rede Federal em Caldas Novas, Goiás, de 21 a 24 de outubro, com o tema “Raízes do Futuro: Interiorização e Democratização da Rede Federal”. O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) esteve no evento representado por 23 gestores da instituição: reitor, ex-reitores, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores-gerais.
A Reditec é o maior evento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológico e este ano contou com a participação de mais de 1000 pessoas, promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec-MEC) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Neste ano, o anfitrião e correalizador foi o Instituto Federal de Goiás (IFG). Durante o evento, os gestores participam de palestras, painéis, reuniões dos fóruns do Conif, além de compartilharem experiências exitosas em sua área de atuação.
Na cerimônia de abertura, o secretário de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, que representava o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância da Rede Federal, afirmando que ela é “essencial para o desenvolvimento regional, para a valorização humana e para a formação de diversos setores.” Ele também enfatizou a necessidade de colaboração entre a Rede, o governo e o Congresso Nacional para fortalecer a educação profissional e tecnológica de acordo com os interesses da sociedade. Outro momento de destaque na cerimônia foi a entrega de homenagens: a ex-reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas, recebeu a Comenda Presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Conif, uma honraria concedida a pessoas que contribuem significativamente para a Rede Federal.
O primeiro dia do evento também contou com a realização da 138ª Reunião Ordinária do Conif, destinada aos reitores, e dos fóruns temáticos do conselho com a participação de gestores das áreas de administração, desenvolvimento institucional, ensino, educação do campo, extensão, gestão de pessoas, pesquisa e inovação, relações internacionais e tecnologia da informação. Durante o evento, também foram abertos os fóruns de Políticas Estudantis (FPE) e de Comunicação (Forcom).
Para Carolina Pimenta, Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFTM, o evento trouxe uma nova perspectiva de atuação. “Cada palestra e experiência exitosa que ouvimos abre novas perspectivas para aplicarmos e melhorarmos nossos resultados no IFTM. Foi um alento perceber que estamos no caminho certo”, afirmou.
Flávio Caldeira, Pró-reitor de Ensino, destacou o fortalecimento do trabalho em Rede: “Compartilhar experiências com outros gestores nos fortalece. Estamos na mesma caminhada, em busca da melhoria de indicadores institucionais e assistência estudantil”. Já Sany Jaqueline Rocha, Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, destacou temas atuais abordados na Reditec, como inteligência artificial e desafios no acesso e permanência dos estudantes.
Para o diretor do Campus Patos de Minas, Belchior, a troca de ideias foi inspiradora: “Ter contato com experiências de outros Institutos é uma oportunidade de levar inovações para o campus e garantir educação de qualidade”.
Marcelo Ponciano, reitor do IFTM, enfatizou a relevância de participar de uma comunidade que pensa e atua em prol de uma formação de qualidade para os estudantes, “É muito importante estudarmos, conversarmos e trocarmos experiências sobre a Educação Profissional e Tecnológica na Rede, para cumprirmos nossa missão de garantir uma educação pública e de qualidade para nossos estudantes.”
Lançamento de livros
Durante a 48ª Reditec, aconteceu o lançamento da coleção “Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil”, uma obra que celebra a longa trajetória da Rede Federal e seu impacto no desenvolvimento nacional. Nesta coleção, o IFTM contribui com o capítulo “Gênese e Memórias do Instituto Federal do Triângulo Mineiro” elaborado pelos servidores Caio Resende, Danilo Silva de Almeida, Ednaldo Gonçalves Coutinho, Geandre Carvalho, Mariângela Castejon e Marvile Palis, representando o compromisso da Rede com a produção de conhecimento e a valorização da educação pública.