Discentes do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do IFTM Campus Uberaba marcam presença no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, o ENDIPE
Os discentes do Mestrado, Ricardo Roberto de Andrade e do Doutorado Elder da Silveira Latosinski, Gabriel da Silva e José Luiz Amado do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do IFTM Campus Uberaba estiveram presentes na 22ª edição do Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE), um dos mais importantes eventos da área educacional no Brasil, realizado de 5 a 9 de novembro na cidade de João Pessoa, na Paraíba, que reuniu professores, pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas instituições para discutir os desafios e as possibilidades da educação contemporânea.
Durante o evento, foram apresentados os trabalhos "Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos Integrados em Desenvolvimento de Sistemas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: a presença dos núcleos politécnicos nos projetos pedagógicos de curso", de autoria dos doutorandos Adriano Elias, Elder da Silveira Latosinski e Gabriel da Silva
Já José Luiz Amado, em parceria com as professoras Jamyle Ouverney (IFPB Campus Cabedelo) e Elisângela Barbosa (IFMT Campus Cuiabá), apresentou o painel “Novas Práticas, Novos Horizontes: Experiências Nacionais e Internacionais de Formação Inicial e Continuada".
Gabriel da Silva, doutorando do PPGET, comentou que esta foi sua primeira participação no ENDIPE e destacou a relevância da experiência. Apesar de já atuar como docente no IFMG Campus Bambuí, ele afirmou não ter dimensão da importância do evento para o aprimoramento da prática educacional. “O doutorado do PPGET me propiciou a oportunidade de conhecer este e outros eventos da área da educação, bem como a interação com os colegas e professores culminou na publicação do trabalho, fruto de parte da pesquisa de tese do colega Elder”.
E revelou, “pretendo continuar participando das próximas edições e espero ter resultados significantes da minha pesquisa de tese para compartilhá-los em uma das sessões do evento”.
“Nos Projetos Pedagógicos de ambos os cursos (PPC) é prevista a participação em eventos científicos como uma importante atividade para a formação discente. Além da participação como ouvinte, os professores do programa sempre estimulam e fomentam a publicação e apresentação de trabalhos e resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito do programa”, explicou o coordenador do PPGET, o professor Adriano Eurípedes Medeiros Martins.
Reflexões sobre Educação e Formação Docente
Organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) em parceria com instituições de ensino e pesquisa, o ENDIPE se destaca como um espaço privilegiado para troca de experiências e discussões sobre ensino, práticas pedagógicas e políticas educacionais. A edição de 2024 abordou a importância dos saberes da didática para a construção de escolas democráticas, reafirmando o evento como um fórum essencial para reflexões sobre a formação de professores e o desenvolvimento de metodologias inovadoras.
Os participantes tiveram acesso a uma programação diversificada, incluindo apresentações de pesquisas acadêmicas, mesas-redondas, painéis e oficinas que trataram desde questões teóricas até estudos de caso aplicados em sala de aula. Além disso, o evento promoveu a construção de redes de colaboração entre os participantes, fortalecendo a pesquisa e a prática educacional, que segundo Adriano Martins, “se torna um espaço bastante interessante para a participação de discentes e docentes do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do IFTM Campus Uberaba, a fim de que possamos participar destas discussões, observarmos o que tem sido realizado nas instituições participantes, bem como apresentarmos nossas experiências exitosas nos processos de ensino e de aprendizagem”.
“ A coordenação do PPGET reforça a importância de eventos acadêmicos e científicos no campo da EPT. A participação de estudantes e pesquisadores do IFTM reforça o nosso compromisso com uma EPT que efetivamente amplie o debate na seara educacional e no combate às desigualdades tão marcantes em nossa sociedade”, finalizou o Martins.
O ENDIPE é realizado a cada dois anos e já tem sua próxima edição confirmada para 2026, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul.