JIF

Início das partidas e cerimônia de abertura emocionante marcaram o primeiro dia do JIF IFTM 2024

Competição esportiva propõe a integração dos estudantes, favorece a prática de atividades físicas e oportuniza a troca de experiências como estratégia educativa e emancipadora
Publicado em 26/11/2024 16:50 Atualizado em 05/12/2024 10:12
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida da cerimônia de abertura do JIF IFTM 2024
Fotografia colorida da cerimônia de abertura do JIF IFTM 2024
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM - Lorenna Bonifácio

A etapa institucional dos Jogos dos Institutos Federais 2024 começou com tudo nesta segunda-feira, 25 de novembro. As primeiras partidas aconteceram na parte da tarde, com o futebol de campo masculino abrindo as atividades esportivas. No jogo, disputado no Estádio Municipal Engenheiro João Guido (Uberabão), o time do Campus Uberaba venceu o time do Campus Patos de Minas por 4 X 1.

Outra modalidade que estreou no primeiro dia foi o basquete masculino, com três jogos disputados: o Campus Uberaba venceu o Campus Uberaba Parque Tecnológico por 33 X 12, o Campus Patrocínio venceu o Campus Patos de Minas por 62 X 22 e o Campus Uberlândia venceu o Campus Uberlândia Centro com o placar apertado de 41 X 38 e grande apoio da sua torcida. Essa modalidade, e outras, acontecem na arena da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel).

A competição segue até sexta-feira, dia 29, com jogos nas seguintes modalidades esportivas: arremesso de peso, basquetebol, corrida rasa, futebol, futsal, handebol, judô, lançamento de dardo, natação, salto em distância, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Para acompanhar os horários, locais e resultados das partidas, acesse a página do JIF IFTM 2024.

Cerimônia de abertura

No início da noite foi realizada a cerimônia de abertura, que contou com a presença de autoridades do IFTM e da cidade sede, Uberaba, estudantes, servidores e convidados. O evento foi realizado seguindo padrões olímpicos, com destaque para a entrada das delegações dos campi, homenagens emocionantes, a presença marcante do Nelo, mascote dessa edição dos jogos e o acendimento da pira.

Sendo os principais participantes do JIF, os atletas de cada campus entraram na arena acompanhados de seus respectivos Diretores Gerais e/ou Coordenadores Gerais de Ensino e professores de educação física. Cada delegação foi recebida com entusiasmo pelo público presente e teve lugar de destaque na arena durante toda a cerimônia.

O Diretor do Campus Ituiutaba, Jacson Hudson Inácio Ferreira, falou da emoção de participar desse momento: “caminhar junto deles naquele momento, que muitos aguardam por meses, foi bem especial”. O Diretor também falou sobre a relação dos atletas com o JIF: “para os estudantes, é um momento aguardado, até mesmo antes deles entrarem no IFTM. Muitos deles já conhecem esses jogos e muitos, que já praticam esporte, entram no Instituto com esse intuito de participar dos jogos do Instituto Federal”. Jacson ainda ressalta que “eles entendem o JIF como uma ação transversal do processo de ensino e aprendizagem. Porque no esporte, você aprende a ser companheiro, ser solidário, a entender os desafios e a superar os desafios”, completa.

Um momento de grande emoção foi a homenagem prestada a dois servidores do IFTM, o professor Paulo Henrique Soares (Papaulo), do Campus Uberaba e o técnico-administrativo Eustáquio Tiburcio, do Campus Uberlândia. Que receberam o merecido reconhecimento pela dedicação que tiveram ao JIF, ao esporte e pela educação de tantas pessoas que passaram pelas suas vidas e por tantas vidas que ajudaram a transformar.

Em seu discurso, Papaulo, que já não consegue falar devido a seu estado de saúde e foi auxiliado pela egressa do curso Técnico em Agropecuária, Andrielle Souza Rodrigues, contou um pouco da sua trajetória como professor, sua chegada no Campus Uberaba, a luta pela organização da quadra poliesportiva (que era usada como depósito), os treinamentos dos atletas e as participações em competições. E, principalmente, das amizades conquistadas com seus alunos e colegas professores e servidores de outras instituições, a quem agradece de coração pelos aprendizados recebidos. “Venho, humildemente, retribuir e gratificar à organização do JIF IFTM 2024 pela lembrança e homenagem e, efusivamente, a meus amados e minhas amadas atletas por construirmos juntos tão bela história no esporte de nossa instituição”, agradeceu o professor.

Quem também esteve presente no evento foi o Nelo, mascote da edição 2024 do JIF. O personagem, extremamente carismático e fofo, tirou fotos e atendeu a todos os presentes que queriam interagir com ele. Patrícia Moreira Caldeira Faria, vencedora do concurso para escolha da mascote, que recebeu sua premiação durante a cerimônia, pode interagir com sua criação e falou um pouco sobre o Nelo: “Me sinto muito feliz em ter sido a vencedora do concurso. E estou encantada em ver o Nelo aqui interagindo com as pessoas e representando seu papel nos jogos e os valores do esporte.”

Encerrando a cerimônia, tivemos um dos momentos mais aguardados e simbólicos do evento: o acendimento da pira, recipiente em que arde o fogo simbólico da união e da paz através do esporte. A tocha foi entregue pelos homenageados, Papaulo e Tiburcio, a dois estudantes do IFTM, Ana Luísa Pereira, do Curso Técnico em Alimentos do Campus Uberaba e Cauan Felipe de Oliveira Bessa, do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Campus Uberaba Parque Tecnológico. Juntos, eles deram uma volta pela arena e acenderam a pira sob uma salva de palmas.

“Foi muito legal participar da cerimônia de abertura! Não esperava que seria eu a carregar a tocha e acender a pira. Fiquei um pouco nervosa, mas foi um momento muito especial e de alegria. Acender a pira e ver pessoas conhecendo o JIF de verdade foi muito gratificante”, relata Ana Luísa.

Já Cauan conta que participar da abertura foi um momento extremamente simbólico para ele, especialmente porque, devido a uma lesão, não poderá jogar nessa edição do JIF. “Quando o professor Romualdo me convidou, fiquei extremamente feliz e emocionado. A oportunidade de fazer parte desse momento tão especial foi inesquecível. E participar do acendimento da pira foi, sem dúvida, uma grande surpresa”, expressa o estudante, que completa dizendo que receber a chama vinda dos filhos do Papaulo foi algo ainda mais significativo. “Carregar a tocha me proporcionou, de uma forma única, a chance de me conectar com o evento e com o esporte, mesmo sem poder participar diretamente das competições. Foi uma sensação de pertencimento, de conexão com todos os atletas e de continuidade no esporte, algo que ficará marcado para sempre na minha memória”, destaca Cauan.

Discursos

“O esporte ensina a lidar com desafios, a respeitar os adversários, a trabalhar em equipe e a reconhecer que cada um de nós, com as nossas diferenças e particularidades, temos um papel essencial em qualquer jornada. É por meio do movimento, do esforço, da superação que aprendemos que cada queda é uma oportunidade de se levantar mais forte. E cada dificuldade é um convite à resiliência” falou a Pró-reitora de Extensão e Cultura do IFTM, Danielle Freire Paoloni, que completou desejando que os jogos sejam marcados pelo respeito, pela amizade e, acima de tudo, pelo orgulho de fazer parte de uma instituição que acredita e luta pelo potencial transformador de cada um dos seus discentes.  

Luís Alberto Medina, presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba (FUNEL) deixou um belo conselho para os atletas: “Façam amigos! Esta é a oportunidade que vocês têm para levar um amigo de outra cidade pelo resto da vida. E, desejando bons jogos aos alunos, disse: “Quem ganhar leva a memória; quem perder, leva as boas lembranças."

Compartilhe:

Notícias relacionadas