IV Seminário das UCPS coloca a politecnica em evidência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus
Ao longo do ano, os professores do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), oferecem as Unidades Curriculares Politécnicas (UCPs). A partir delas, professores de áreas diferentes se unem para tratar de temas relevantes e diferentes e os estudantes do Ensino Médio Integrado escolhem em um cardápio recheado de opções aquelas das quais querem participar. Na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Campus, o IV Seminário das UCPs vai democratizar ainda o conhecimento produzido nas UCPs a partir da oferta de 16 atividades.
Para garantir sua vaga em uma das oficinas, os interessados devem se inscrever no site https://iftm.edu.br/eventos/snctuce2024. As vagas são limitadas.
São atividades curtas, baseadas em UCPs já ofertadas no Campus, a partir das quais os estudantes poderão ter contato com temas já trabalhados. Segundo a coordenadora do Seminário, professora Daniela Portes, é uma oportunidade para que as temáticas trabalhadas nas Unidades alcancem mais estudantes.
“A maioria das oficinas ofertadas são ligadas às UCPs já ofertadas no campus. A ideia é que os estudantes que não tiveram oportunidade de fazer algumas UCPs ofertadas ao longo dos anos possam participar de oficinas com os mesmos temas, oferecendo assim novas possibilidades de politecnia. É uma forma para que os estudantes possam entender melhor a proposta das UCPs. Este ano a gente abriu as inscrições para a comunidade externa, para que estudantes de outras escolas que possam estar conosco. Eu imagino que não vão ser muitos, mas aqueles que vierem terão uma experiência muito legal nessa forma de trabalho diferente, que alia mais de um conteúdo e mais de um professor ministrante em sala de aula”, explica.
Este será o primeiro ano no qual as oficinas criadas a partir das UCPs serão ofertadas também para estudantes da comunidade externa. Segundo Daniela Portes, é uma forma de fazer com que o trabalho com as Unidades Politécnicas se torne conhecido para além dos muros do Campus. “Nesse novo formato que a gente abriu pra comunidade externa buscamos fazer conhecida as UCPs para além das nossas paredes. Que as escolas e os estudantes de outras instituições possam ter contato com essa nova forma de trabalho”, complementa.
MiniONU
Ao todo, serão ofertadas 16 atividades no Seminário das UCPs, sendo 16 oficinas, uma mesa-redonda e um cine debate. Uma das atividades previstas é a MiniONU, uma sugestão que surgiu a partir dos estudantes e que vai simular discussões da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a professora de Geografia Lísia Moreira Cruz, uma das organizadoras da MiniONU, os estudantes terão a chance de treinar habilidades e se aprofundar em conteúdos a partir dessa atividade.
“A gente escolheu um tema específico e, a partir desse tema, as delegações representando diferentes países vão defender seus posicionamentos e soluções para as questões que são colocadas. É uma oportunidade tanto dos alunos conhecerem e aprofundarem seus conhecimentos relacionados a essa temática, sobre o funcionamento da ONU e também um momento para desenvolver as habilidades pessoais, como a oratória, vencer inseguranças, melhorar a capacidade de pesquisa, de síntese, de argumentação, o senso crítico. Vale destacar ainda que é uma maneira de eles pesquisarem e conhecerem melhor sobre as realidades de outros lugares, envolvendo aí conhecimentos de História, Geografia, entre outros”, afirma a professora.
Clube do livro
Para quem gosta de ler, uma boa opção é a oficina Clube do Livro, na qual os participantes vão ter um gostinho do que é participar das discussões de um fórum para debater obras literárias. Segundo a professora Samira Daura Botelho, o objetivo é oferecer aos participantes em um encontro único a possibilidade de discutir obras literárias.
“O objetivo da oficina é para fazer um momento de leitura e de discussão de textos literários clássicos. A gente vai ler o texto juntos ali no momento da oficina e falar um pouco a respeito do autor, do momento em que a obra foi produzida, falar um pouco a respeito da própria obra, como se fosse um clube do livro mesmo. Como é um encontro único, contudo, a gente vai ler um poema e um conto. O poema eu ainda estou definindo qual que vai ser e o conto vai ser da escritora Clarice Lispector”, explica a professora.
Confira a lista completa de atividades ofertadas no Seminário
Manhã do dia 02 – 07h30 às 09h30
- Oficina: Clube do livro - conversando sobre clássicos
- Oficina: Sabores do Cerrado: teoria e prática
- Oficina: Afetividade homoerótica e violência, leituras e discussões acerca dos contos da obra 'Morangos Mofados' de Caio Fernando Abreu
- Oficina: Simulação ONU (Manhã e Tarde)
- Oficina: Oficina de autoconhecimento
- Oficina: A Jornada Biomédica: História, Especialidades e a Vida de um Microbiologista
- Oficina: Os sete Hábitos das pessoas altamente eficazes
- Oficina: Lógica de programação em jogos (GameMaker)
- Oficina: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: conhecendo programas inteligentes
- Oficina: Ação, Tempo e Hábitos: Estratégias para Desenvolver o que Importa
- Mesa redonda: Como os computadores evoluíram entre os séculos XX e XXI
- Cine Debate: Valentina: corpo trans no ambiente escolar
Tarde do dia 02 – 14h às 17h
- Oficina: Simulação ONU (Manhã e Tarde)
- Oficina: Criação de Jogos Simples com o Google Planilhas
- Oficina: A inteligência artificial e a vida das pessoas
- Oficina: Uberabinha: conhecendo nossa água