Eventos

IFTM Campus Patos de Minas realiza noite cultural, revelando talentos artísticos de alunos e servidores da escola

Evento aconteceu na noite de 02 de dezembro, sob a coordenação da professora de português Andréa Cristina de Paula, mostrando habilidades artísticas, envolvendo alunos e servidores da escola
Publicado em 11/12/2024 14:30 Atualizado em 12/12/2024 15:33
Compartilhe:
Compartilhe:
IFacilita Show de Talentos
IFacilita Show de Talentos
Crédito: Bianca Lima Alves e Munís Pedro Alves

A participação do Show de talentos foi incentivada, por meio da publicação de um edital, no qual continha todas as orientações para que o candidato fizesse a sua inscrição. O grêmio estudantil da instituição auxiliou no compartilhamento desse informativo na página do instagram Unio_if. Puderam fazer a sua inscrição todos os alunos e servidores da escola, incluindo aqueles que estudam ou atuam no turno da noite. O estudante Matheus Pereira de Sousa, por exemplo, que cursa o segundo período do curso superior em administração no noturno, pôde mostrar a todos o seu talento para a arte musical, tocando ao piano as canções: 2°Ato do Balé Lago dos cisnes (Tchaikovsky), Bohemia Rhapsody (Queen) e Can't help falling in love (Elvis Presley).

Após a inscrição dos interessados em participar do Show de Talentos, organizaram-se ensaios com esses estudantes e incentivou-se a preparação dos números artísticos por parte dos docentes e técnicos, a fim de que o espetáculo ocorresse da melhor forma possível. Houve, ainda, a organização de toda a aparelhagem de som; do texto que seria lido pelo mestre de cerimônia; realizou-se, também, a aquisição dos brindes, que seriam oferecidos às atrações que se destacariam na noite, produziu-se a ficha de avaliação dos jurados e providenciaram-se diversas outras ações relacionadas aos preparativos do evento.

Conforme já foi exposto, as atrações da noite foram divididas em cinco categorias: apresentação de artes visuais, dança, teatro, declamação de poesia e apresentação musical, havendo premiação com troféus (confeccionados pelas professoras Carolina Pimenta e Júnia Magalhães, usando a impressora 3D do laboratório IFMaker), medalhas e brindes para os números que mais se destacaram entre as modalidades artísticas. A seleção desses números foi realizada por uma banca de jurados, formada pelo diretor do IFTM, campus Patos de Minas, Belchior Antonio da Silva; pela pró-reitora de extensão do IFTM, Danielle Paoloni, e pela coordenadora geral de extensão e cultura do IFTM, Lívia Zanier – ambas vieram de Uberaba (reitoria) com o objetivo de prestigiar o evento e afirmaram ter ficado encantadas com o talento dos alunos e dos servidores que se apresentaram no espetáculo.

Participaram dos números artísticos os servidores Michele, Cristhian, Ivone e seu parceiro Vaguinho, Luciane e Fábio (que dançaram, alegrando o público ao ritmo do forró); Fábio, além de dançar, também animou a plateia tocando sanfona e dialogando com o público; o professor Munis soltou a voz e agitou geral, interpretando dois clássicos da banda Mamonas Assassinas. Vale destacar que o professor Munis e os estudantes Bianca (2º ano de mineração) e Bernardo (terceiro ano de eletrotécnica), além de expressarem habilidades para a arte musical, também demonstraram aptidão para outra área artística, registrando, sob o viés da fotografia, cada detalhe do evento. Outro professor que usou seu talento para a comunicação foi Lívio Soares de Medeiros que, como mestre de cerimônia, conduziu brilhantemente o evento. Contou-se, ainda, com a participação de dois colaboradores externos: Junio Wallison Miranda, que atuou na organização do equipamento de som; e Gláucia Helena Braz, que auxiliou em todas as atividades do projeto de extensão.

Prestigiaram o espetáculo, em média, 200 pessoas, constituídas pelos jurados, pelos estudantes e servidores que manifestaram desejo de participar do evento (apresentando números artísticos ou não), bem como seus convidados: pais, familiares, amigos, etc. É importante frisar também que não foi atribuída, em qualquer disciplina, pontuação aos estudantes que se propuseram a participar do Show de Talentos, constituindo como principal motivação a experiência e o aprendizado adquirido ao fazer parte da exposição artística.    

Atuaram como bolsistas do projeto de extensão IFacilita Show de talentos as alunas do terceiro ano do curso técnico em logística Vitoria Ouriques Vieira e Émily Gonçalves Canedo. Ressalta-se que Émily cuidou da parte de iluminação durante todo o evento, e Vitoria emocionou a todos, interpretando, com a irmã Valentina (convidada externa), a canção gospel “Começo, meio e fim”, de Júlia Vitória.

Entre as atrações da noite, o estudante Raul David Queiroz, do segundo ano do curso técnico em agroecologia, fez questão de ler um texto de sua própria autoria, homenageando os professores da escola. E, para não correr o risco de esquecer o nome de nenhum docente, organizou a sua mensagem por ordem alfabética, destacando os pontos fortes de cada um. Sobre a professora de química Luciane, por exemplo, ele pontuou que “a tia Lu, com uma didática incrível, está sempre nos motivando à luz de um novo experimento com suas ‘molekinhas’”. A respeito da professora de artes, Cristina, Raul também enfatizou que “a tia Cris transborda o seu amor à docência e tem a habilidade de extrair o melhor de seus alunos, nos desafiando em suas aulas e projetos a seremos também criativos e a desenvolver o nosso lado artístico”.  Foram muitos os professores homenageados em seu texto, e essas duas transcrições citadas constituem apenas uma amostra a título de exemplificação. Lembrando que todos os professores que prestigiavam o espetáculo, naquele momento, foram convidados ao palco para receber os aplausos do público e um presente simbólico pelas mãos do estudante de agroecologia.

Ao todo, o evento contou com 23 atrações bem ecléticas, para todos os gostos artísticos e, antes do encerramento da noite cultural, todos os participantes foram chamados ao palco para, posteriormente, ser anunciada a lista dos números que mais se destacaram em cada categoria, segundo a opinião dos jurados. A seguir, a decisão proferida por eles:

Categoria dança

  • 1º lugar: Larissa Alves Leal (primeiro ano do curso técnico em logística). Música: Epitáfio (Titãs).
  • 2º lugar: Eduardo Martins Rocha (segundo ano do curso técnico em mineração). Música: The most beautiful boy (Felsmann).
  • 3º lugar: Nath Pereira (segundo ano do curso técnico em agroecologia). Música: Like crazy (Jimin).

Categoria teatro

  • 1º lugar: Mariana Luísa, Andressa Custódio, Isabela Neves e Maria Eduarda Gomes (3º ano do curso técnico em mineração). Apresentação da peça Geoquímica na escola (projeto de extensão coordenado pela professora Luciane Magda Melo).

Obs: como houve apenas uma inscrição para apresentação de peça teatral, decidiu-se premiar a categoria música (na qual mais candidatos se inscreveram) até a quinta colocação.

Categoria apresentação musical

  • 1º lugar: Júlia Maryane Vieira Caldeira, Gabriel Paulo de Magalhães, Daniel Luiz Santiago, Bernardo Luiz do Amaral Sousa (terceiro ano do curso de eletrotécnica). Músicas: Happier Than Ever (Billie Eilliesh) e Quando a chuva passar (Ivete Sangalo).
  • 2º lugar: Vitoria Ouriques Vieira e Valentina (terceiro ano do curso técnico em logística/convidada externa). Música: Começo, meio e fim (Júlia Vitória).
  • 3º lugar: Bianca Lima Alves e Maria Eduarda Silva Amorim (segundo ano do curso técnico em mineração e em agroecologia, respectivamente). Músicas: Oitavo andar (Clarice Falcão) e Tribal (Tandara).
  • 4º lugar: Matheus Pereira de Sousa (segundo período do curso superior em administração). Músicas: 2°Ato do Balé Lago dos cisnes (Tchaikovsky); Bohemia Rhapsody (Queen); Can't help falling in love (Elvis Presley).
  • 5º lugar: Maria Eduarda Silva Amorim e Geovanna de Freitas Fernandes (segundo ano do curso técnico em agroecologia). Música: Lisboa (Ana Vitória).

Categoria declamação de poema

  • 1º lugar: Laura Maciel de Lima (segundo ano do curso técnico em agroecologia). Poema: A força de um professor (Bráulio Bessa).
  • 2º lugar:  Isabelle Vieira Gonçalves Corrêa, Stéfane Ferraz de Sousa, Ana Luiza Martins Silva e Lara Luíza Fonseca Silva (segundo ano do curso técnico em mineração). Poema: Noivado no Sepulcro (Soares Passos).
  • 3º lugar: Ana Júlia Fernandes de Oliveira (segundo ano do curso técnico em mineração. Poema: Sol Invictus (de autoria própria).

Categoria: artes visuais

  • 1º lugar: Guilherme Farel Braga Pinheiro (3º ano do curso de mineração).
  • 2º lugar: Isabelle Vieira Gonçalves Corrêa (2º ano do curso técnico de mineração).
  • 3º lugar: trabalho desclassificado.

Ainda no palco, após receberem a premiação, todos os participantes encerraram a noite cultural cantando a música “A paz”, da banda Roupa Nova. Ressalta-se que todos os alunos que se apresentaram deram um show, cada um a seu modo, com o seu brilho, com o seu talento. E, mesmo que não tenham conquistado algum lugar nas primeiras colocações, os estudantes devem sentir orgulho de si mesmos por fazer da arte um instrumento capaz de emocionar, de divertir, de encantar e de transformar a vida de tantas pessoas. Muitos alunos comentaram, inclusive, que aguardam ansiosamente pelo próximo Show de Talentos. Jhullye, por exemplo, que cursa o segundo ano do curso técnico em logística, confessou que já está preparando um número musical bem interessante para esse momento.

A coordenadora de extensão Luciane parabenizou a idealizadora do projeto pelo lindo trabalho extensionista desenvolvido: “Quero ressaltar que projetos artísticos e culturais como este permitem o desenvolvimento de saberes e fazeres, além de promover o desenvolvimento integral dos/das estudantes, estimulando a criatividade, a expressão individual, a sensibilidade estética, a elevar a autoestima e o pensamento crítico. Foi show! Foi sensacional. Adorei acompanhar as apresentações artísticas e também estar junto com os demais colegas, na apresentação do forró dos servidores. Gratidão por este lindo momento vivenciado”.

De acordo com a professora Andréa, “O IFacilita Show de Talentos já alcançou um de seus principais objetivos, que é abrir espaço para que o estudante desenvolva, aprimore e revele a seus pares e à sociedade suas aptidões artísticas, proporcionando um ambiente inclusivo e enriquecedor no qual os alunos e servidores, além de expressar e desenvolver os seus talentos artísticos, também possam melhorar a autoestima, a autoconfiança e o fortalecimento das suas relações em grupo. Desse modo, esperamos que o projeto contribua para uma maior visibilidade das iniciativas culturais do IFTM e que trabalhos como esse sejam incentivados nas instituições de ensino, a fim de que haja uma melhor integração entre os alunos, professores e a comunidade”.

Texto: Andréa Cristina de Paula.

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas