Inspiração

Discente do IFTM Campus Ituiutaba conquistou mais que um prêmio no Hackathon IFTM 2024

André Nicácio, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ganhou a oportunidade de trabalhar como cientista de dados numa empresa de tecnologia
Publicado em 12/12/2024 15:00 Atualizado em 12/12/2024 21:29
Compartilhe:
Compartilhe:
Montagem de duas fotos. A primeira é de André participando do Hackathon IFTM. A segunda, o notebook aberto na páguna da Biofy e, em cima do teclado, o crachá de trabalho do André
Montagem de duas fotos. A primeira é de André participando do Hackathon IFTM. A segunda, o notebook aberto na páguna da Biofy e, em cima do teclado, o crachá de trabalho do André
Crédito: Arquivo Pessoal - André Ferreira Nicácio

Participar de um Hackathon é uma excelente oportunidade de aprender e se atualizar. Também é um ótimo momento para colocar sua criatividade em ação e transformar uma ideia em uma solução que poderá impactar todo um setor da sociedade. Além disso, esse tipo de evento permite expandir o networking e fazer contatos sólidos para a futuro profissional.

E foi isso que aconteceu com André Ferreira Nicácio, aluno do 6º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFTM Campus Ituiutaba.  Além de sua equipe ter conquistado o primeiro lugar no Hackathon IFTM 2024, André, conheceu o CEO e co-Founder da Biofy Thecnologies, Paulo Perez, que acreditou em seu potencial e o deu a oportunidade de conhecer a Biofy. Logo depois, foi integrado ao time da empresa e agora atua como cientista de dados, desenvolvendo modelos e estratégias de IA, junto a uma equipe que, segundo ele, o inspira todos os dias.

Mas o que essa história tem de diferente? Muitos discentes e egressos do IFTM conseguem alcançar boas colocações no mercado de trabalho. Nicácio, assim como tantos outros, é um exemplo de superação, de persistência, de força e resiliência, que tanto nos inspira, especialmente, nessa época do ano.

André nasceu no Espírito Santo: “Venho de uma família preta, da favela, do bairro de Fátima em Vitória e levo comigo o orgulho de ser quem sou. Carrego minha cultura, minhas gírias e a música que me formou. Quero que um moleque pretinho, lá da quebrada, veja que é possível chegar longe, sem precisar mudar quem ele é”.

Nicácio conta que até chegar aonde está, passou por muita coisa: “Lá em Vitória, trabalhei de tudo. Fui ajudante de pedreiro, pintor, repositor de padaria e até tio do pula-pula. Mas sabia que queria mais. Eu queria construir um mundo diferente, honrar os passos da minha família, o esforço do meu pai e da minha mãe, que sempre me ensinaram a nunca desistir”.

E assim ele fez. Saiu do Espírito Santo rumo a Minas Gerais. “Foi um grande desafio, mas a vontade de mudar as coisas foi maior que qualquer medo”, revela o cientista de dados. Em Ituiutaba, começou a fazer a faculdade e enfrentou tudo o que a vida colocou em seu caminho. Nicácio conta que passou por altos e baixos, momentos que quase o fizeram desistir. “Como Ícaro, voei perto demais do sol e caí. E se não fosse minha companheira, Bruna Chagas, e seu apoio, não sei se teria me reerguido. Juntos, passamos por cada batalha e seguimos em frente”.

André relata que 2024 tem sido um ano intenso, de muito estudo, dedicação e conquistas que só foram possíveis por todo caminho que percorreu. Ele está no último período do curso, prestes a se formar e já está vivendo a realização de um dos seus sonhos: trabalhar na sua área de formação.

“Ganhei o primeiro lugar no Hackathon IFTM 2024. E, nesse momento, que marcou a minha vida, veio o convite para a Biofy. Faço questão de dizer que essa vitória não foi só minha, mas de toda a minha família. Ela, inclusive, trouxe um novo gás ao meu pai, que está na luta contra o câncer. Foi um daqueles momentos que nunca esquecerei”, relata André.

Sem perder a humildade, o discente agradece ao professor André Luiz França Batista, que sempre acreditou nele e o guiou na pesquisa científica, mostrando os caminhos desse universo, juntamente com todos os professores e colegas do IFTM. E encerra dizendo: “Somos a continuação de um sonho e sou grato demais por fazer parte disso”.

Sobre o Hackathon IFTM 2024

O Hackathon IFTM é uma iniciativa do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPI). É um evento multidisciplinar que reúne programadores, designers, gestores de negócios e profissionais da área da temática do evento para desenvolver soluções inovadoras dentro de um curto espaço de tempo.

O Hackathon IFTM trouxe, em sua 5ª Edição, o tema Inteligência Artificial: Inovação e eficiência para seu negócio e se destaca como um dos mais importantes momentos de aprendizado e aproximação entre instituição de ensino e empresas.

Foram doze equipes disputando um prêmio de 5.000,00 (cinco mil reais) para o primeiro colocado, além da certificação de reconhecimento da proposta apresentada. A grande vencedora do desafio foi a equipe 5 Caras numa Moto, da qual André Nicácio fez parte. “Durante o evento, desenvolvemos a Assistente Digital Lian, uma ferramenta criada para auxiliar pessoas com deficiência auditiva (surdas e mudas) a terem mais igualdade no ambiente de estudos. A Lian foi pensada para ser uma aliada nos desafios acadêmicos, ajudando desde a compreensão de conteúdos até a elaboração de códigos e projetos”, explica o discente.

“A maior satisfação foi ver nosso esforço ser reconhecido com o primeiro lugar,  mas, mais do que isso, é saber que entregamos algo que pode realmente fazer a diferença na vida de tantas pessoas”, fala, orgulhoso, Nicácio.

E, mais uma vez, agradece aqueles que participaram desse momento: “Minha mais sincera gratidão aos nossos mentores, que nos orientaram em cada passo da jornada, a toda a equipe do IFTM, por acreditar e investir em nossos sonhos, e ao professor André Luiz França Batista, que sempre acreditou no nosso potencial, mesmo quando nós mesmos duvidávamos. É esse tipo de professor que abre portas e transforma vidas. E, claro, não poderia deixar de agradecer aos meus companheiros de equipe: Vinicius N., Gabriel Oliveira Santos e Matheus Ricardo. Vocês foram essenciais para que tudo isso acontecesse”.

Compartilhe:

Notícias relacionadas