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Enedif 2024 ressalta a importância das Editoras da Rede Federal na disseminação de conhecimentos

O VIII Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal, realizado no formato virtual, promoveu parcerias, capacitação e fortalecimento
Publicado em 17/12/2024 15:22 Atualizado em 17/12/2024 15:24
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Cerimônia de abertura do VIII Encontro Nacional de Editores da Rede Federal (ENEDIF 2024). Mesa de abertura: Joélia Marques de Carvalho (FORPOG), Rafael Bastos Teixeira (IFMG), Gislayne Elisana Gonçalves (PRIPPG/IFMG), Olliver Robson Mariano Rosa (GT Editores FORPOG), Alexandre Delfino Xavier (Editora IFMG). Apresentação artístico-cultural
Cerimônia de abertura do VIII Encontro Nacional de Editores da Rede Federal (ENEDIF 2024). Mesa de abertura: Joélia Marques de Carvalho (FORPOG), Rafael Bastos Teixeira (IFMG), Gislayne Elisana Gonçalves (PRIPPG/IFMG), Olliver Robson Mariano Rosa (GT Editores FORPOG), Alexandre Delfino Xavier (Editora IFMG). Apresentação artístico-cultural "Duo de piano": André Pedico (CEFET-MG) e Fabiana Peretta (IFMG - Ribeirão das Neves)
Crédito: IFMG

Nos dias 11, 12 e 13 de dezembro foi realizado, de forma remota e transmitido pelo canal IFMG Play no YouTube, o VIII Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal (ENEDIF). O tema deste ano “Editoração e democratização do conhecimento” visou trazer uma reflexão sobre como a produção do conhecimento se articula à missão e aos valores dos Institutos Federais e sobre as condições de um verdadeiro acesso a essas produções.

A mesa de abertura foi composta pela coordenadora do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Forpog), Joélia Marques de Carvalho; o reitor do IFMG, Rafael Bastos Teixeira; a pró-reitora de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação do IFMG, Gislayne Elisana Gonçalves; o coordenador do Grupo de Trabalho dos Editores da Rede Federal, vinculado ao Forpog, Olliver Robson Mariano Rosa; e o coordenador geral do evento e editor da Editora IFMG, Alexandre Delfino Xavier.

Na sequência, ocorreu o Colóquio de abertura “Vivemos uma democracia do conhecimento?”, com as participações da professora Gislene dos Santos (USP), o professor Ernesto Perini (UFMG) e o professor Paulo Tomaz (IFMG), mediado pela ex-reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas. O debate foi essencial no sentido de tentar minimizar as angústias que vivemos em relação à desigualdade no acesso ao conhecimento e aos saberes, concentração de poder informacional, desinformação e barreiras culturais e linguísticas. Para além, trouxe reflexões em como se atingir o cenário ideal de uma educação realmente inclusiva, igualitária e de qualidade, em que todas as pessoas tenham acesso universal à informação, oportunidades para participar da disseminação de saberes, educação inclusiva e de qualidade, para que haja pluralidade de vozes e a tecnologia seja uma facilitadora.

Bonnas destacou que a realização deste evento é um passo importante à democratização do conhecimento ao unir as editoras de todos os Institutos Federais, visto que a diversidade de perspectivas presente nesse encontro é fundamental. "Foi uma grande alegria participar desse evento que reúne editoras de todos os institutos federais do país. Discutimos temas como a importância da pluralidade de revisores para garantir a qualidade e a diversidade das publicações, a questão do acesso ao conhecimento e o papel das instituições de ensino na formação de cidadãos críticos, capazes de lidar com a desinformação.” Deborah analisou que outro ponto importante foi a necessidade de tornar o conhecimento acessível a todos, utilizando uma linguagem clara e empática.

O IFTM também participou dos painéis de lançamento de obras das Editoras Federais, que confere maior visibilidade às obras publicadas pela Editora IFTM, consolidando o reconhecimento da instituição em âmbito nacional e promovendo o fortalecimento de parcerias institucionais com as outras editoras da Rede Federal. O professor Henrique de Oliveira Moreira, autor e organizador da obra “Cronicamente falando”, relatou que participar deste evento foi um misto de felicidade e nervosismo. “No entanto, devido ao acolhimento que tive, aos poucos fui me acalmando e a apresentação ocorreu tranquilamente e a ansiedade inicial se transformou em orgulho por ter apresentado nosso livro e representado o IFTM. Além disso, pude conversar com colegas de outros campi, de outros estados do Brasil e aprender muito, pois eles também mostraram obras incríveis. Foi uma experiência maravilhosa e espero produzir mais livros para serem apresentados nas próximas edições”, finalizou Moreira.

O professor Ednaldo Gonçalves Coutinho foi mediador da mesa-redonda intitulada "Do artífice ao tecnólogo: panorama do acesso ao conhecimento ao longo dos 115 anos de rede federal", composta pelo professor Francisco das Chagas (IFRN), Irlen Antônio Gonçalves (Cefet-MG), Maria da Glória dos Santos Laia (IFMG) e Pablo Menezes e Oliveira. Ednaldo ressaltou que esse debate abriu a oportunidade para discutir, sob uma perspectiva histórica, a evolução das políticas de produção e acesso ao conhecimento na rede federal, partindo da criação das primeiras escolas de formação técnica até o atual projeto de educação profissional e tecnológica com o estabelecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão. Coutinho declarou que foi com muita honra que recebeu e aceitou o convite para ser moderador no Enedif 2024, pois “Esse convite demonstrou a importância e relevância do IFTM no seu papel de ser uma das principais Instituições que oferecem a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.”

Os participantes desse encontro tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, trocar experiências, se capacitar e estabelecer diretrizes e pensar na expansão das editoras no cenário acadêmico-institucional. Carla Regina Queiroz, coordenadora da Editora IFTM, ressaltou que “O Enedif 2024 foi repleto de conteúdos relevantes, com debates importantes sobre o setor editorial, abrangendo tanto a produção de livros quanto de periódicos. A participação foi enriquecedora, tanto como parte da comissão organizadora quanto nos diversos momentos de aprendizado, troca de experiências e interação online. Com certeza, foi uma experiência que valeu muito a pena.” Carla faz um convite àqueles que não conseguiram participar de forma síncrona, “É uma grande oportunidade aprender sobre as etapas do fluxo editorial e gestão de editoras. Fica aqui um convite: acessem a página do IFMG Play e fiquem por dentro!”

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