EXTENSÃO

Estudantes e Professores do IFTM participam da "Operação Sul de Minas" do Projeto Rondon

Equipe atuará em Gonçalves (MG), onde ficará  até o dia 1º de fevereiro, desenvolvendo atividades voltadas ao fortalecimento das comunidades locais
Publicado em 15/01/2025 12:00 Atualizado em 15/01/2025 20:57
Compartilhe:
Compartilhe:
Estudantes e professores do IFTM que integram a equipe da instituição na Operação Sul de Minas I do Projeto Rondon
Estudantes e professores do IFTM que integram a equipe da instituição na Operação Sul de Minas I do Projeto Rondon
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos / Lucas Elias Fernandes

Na última quarta-feira, 15 de janeiro, oito estudantes e dois professores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) partiram rumo à cidade de Pouso Alegre (MG), para integrar a "Operação Sul de Minas I” do Projeto Rondon. Reconhecido como o maior projeto extensionista do Brasil, é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais, municipais e instituições de ensino superior (IES). O projeto visa a formação do jovem universitário como cidadão, bem como a  integração do estudante ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País, e também a contribuição para o desenvolvimento local sustentável.

A equipe do IFTM estará em Pouso Alegre (MG) até sexta-feira, 17 de janeiro, para participar da cerimônia de abertura e ambientação da operação. No dia 18, o grupo seguirá para a cidade de Gonçalves, onde realizará atividades até 1º de fevereiro, com foco no fortalecimento das comunidades locais. Entre as ações planejadas estão: incentivo ao agroturismo com foco em sustentabilidade e consciência ambiental; capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos; treinamento de agentes públicos em administração e marketing; e qualificação em atendimento ao público para garçons e gerentes de hotéis e restaurantes.

Participam da operação estudantes dos cursos  de Tecnologia em Alimentos, Engenharia Agronômica, Engenharia da Computação, Administração, Tecnologia em Marketing e Zootecnia dos campi Uberaba, Uberaba Parque Tecnológico, Uberlândia e Uberlândia Centro. A equipe é liderada pelos professores Thiago Taham e Juvenal Caetano, ambos do Campus Uberlândia.

Para os participantes, o Projeto Rondon é mais do que uma atividade de extensão: é uma oportunidade única de aprendizado e crescimento pessoal e profissional. “Participar do Rondon é uma experiência especial e única. Não há outro projeto de extensão que agregue tanto conhecimento e responsabilidade, exigindo o alinhamento entre teoria e prática com as realidades locais”, destacou o professor Thiago Taham, que já soma seis participações no projeto. 

Segundo Danielle Paoloni, pró-reitora de Extensão e Cultura do IFTM, o Projeto Rondon tem um impacto transformador. “Nesse projeto, nossas equipes transformam as realidades atendidas pelo projeto e, ao mesmo tempo, nossos estudantes e professores voltam transformados, compartilhando essa experiência enriquecedora com a nossa comunidade”, disse a p´ró-reitora. A pró-reitora também destacou a consolidação do IFTM no projeto, com participações em cinco operações nos últimos dois anos – três em 2024 e duas em 2023.

Projeto Rondon

O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa e destinada a contribuir com soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução das desigualdades regionais; concomitantemente, contribui com os estudantes universitários nos processos de desenvolvimento e fortalecimento de sua cidadania e formação técnica e humana. O Projeto, orientado pelos princípios da democracia, da responsabilidade social e da defesa dos interesses nacionais, tem como escopo de atuação duas grandes vertentes: a formação do jovem universitário como cidadão e o desenvolvimento sustentável nas comunidades que apresentam baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Caracteriza-se pelo esforço coordenado dos Governos Federal, Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, criam oportunidades para que os estudantes universitários possam interagir com as comunidades carentes, socializando seus saberes, produzindo soluções inovadoras e duradouras.

Operações Sul de Minas I e II

O nome da Operação do Projeto Rondon, Sul de Minas, se refere diretamente a esta região, que apresenta grandes altitudes e um clima ameno, fortemente influenciado pela Serra da Mantiqueira. A economia é fortemente agrícola, com destaque para as plantações de café, apesar de estar se tornando um importante polo nacional de desenvolvimento tecnológico e industrial.

As operações Sul de Minas I e II marcam o início das  atividades do Projeto em 2025. A expectativa é atender aproximadamente de 50 mil beneficiários nos meses de janeiro e fevereiro, em Minas Gerais (MG).  

A “Operação Sul de Minas I” ocorrerá de 17 a 31 de janeiro e contemplará os seguintes municípios: Brazópolis, Careaçu, Conceição dos Ouros, Piranguinho, Delfim Moreira, Gonçalves, Heliodora, Jesuânia, Lambari, Marmelópoles, São José do Alegre e São Sebastião da Bela Vista. Já a Operação Sul de Minas II, que ocorrerá de 24 de janeiro a 7 de fevereiro, atenderá as cidades Andradas, Bueno Brandão, Córrego do Bom Jesus,  Estiva, Cambui, Ibitiúra de Minas, Monte Sião, Munhoz, Senador Amaral, Senador José Bento, Ouro Fino e Toledo. 

Cerca de 500 rondonistas (professores e universitários), oriundos de dez estados e do Distrito Federal, realizarão as atividades nos 24 municípios mineiros. Tradicionalmente, são ofertadas oficinas práticas relacionadas aos temas de cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho. As informações sobre as oficinas, os dias e os horários podem ser obtidas nas prefeituras dos municípios participantes.

Compartilhe:

Notícias relacionadas