Programa PartiuIF

IFTM adere ao programa nacional PartiuIF e seleciona professores para fazerem parte

O programa, iniciativa do Ministério da Educação, objetiva auxiliar estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental vindos de escolas públicas, de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, quilombolas, indígenas ou com deficiência a terem mais acesso à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica por meio de aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens. A instituição oferta 10 turmas distribuídas nos campi Uberaba, Uberaba Parque Tecnológica, Uberlândia, Paracatu, Patrocínio, Patos de Minas, Ituiutaba e Avançado Campina Verde
Publicado em 11/02/2025 17:00 Atualizado em 11/02/2025 18:10
Compartilhe:
Compartilhe:
Foto colorida de um professor dando aulas a estudantes em uma sala de aula
Foto colorida de um professor dando aulas a estudantes em uma sala de aula
Crédito: Pedro de Carvalho

Desde agosto do ano passado, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), vem em tratativas com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para a elaboração, propositura e implementação do Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para o acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o PartiuIF.

O programa tem a finalidade de oferecer aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas e recompor as habilidades e competências necessárias para melhorar as oportunidades educacionais de acessar e permanecer no Ensino Médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A iniciativa é baseada na Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) e vai ofertar então curso preparatório para estudantes do 9º ano do ensino fundamental público autodeclarados pretos, pardos, quilombolas, indígenas ou com deficiência que desejam ingressar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos pelas instituições da Rede Federal. Os jovens terão aulas e atividades com conteúdos alinhados ao processo seletivo das instituições. 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) é uma das instituições que aderiram ao PartiuIF e vai oferecer ao público-alvo do programa 10 turmas distribuídas entre 8 de seus campi: Uberaba, Uberaba Parque Tecnológica, Uberlândia, Paracatu, Patrocínio, Patos de Minas, Ituiutaba e Avançado Campina Verde. Mais informações sobre as turmas de estudantes serão divulgadas em breve.

Seleção de professores para o PartiuIF

O momento agora é de selecionar professores para ministrarem aulas nas áreas de Português, Matemática e Ciências da Natureza. As inscrições acontecem de 7 a 14 de fevereiro via Formulário Google no link: https://forms.gle/LmCjAjXXaTBFdonV7. A seleção dos docentes para o programa é de responsabilidade da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA).

Podem se inscrever no processo seletivo:

- servidores públicos efetivos federais, estaduais, distritais ou municipais pertencentes ao quadro de pessoal da administração direta, autárquica ou fundacional, bem como alunos de graduação e pós-graduação, vinculados ao IFTM, que possuam formação técnica nas áreas exigidas no edital de seleção;

- servidores efetivos do Instituto Federal - Professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica e Técnicos administrativos do Instituto Federal, graduados em Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Química ou Física;

- professores efetivos da rede estadual ou municipal que comprovem graduação em cursos de Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Química ou Física;

- estudantes matriculados nos cursos de pós-graduação do IFTM, com graduação em Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Química ou Física;

- estudantes matriculados a partir do sexto período no IFTM, nos cursos de graduação em Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Química ou Física.

O processo seletivo acontece em fase única por meio de análise dos documentos enviados pelos candidatos, como comprovação de títulos, experiência em docência e em coordenação de projetos, entre outros.

O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 19 de fevereiro e o definitivo, no dia 26 de fevereiro, ambos no site da FADEMA.

Os selecionados atuarão como bolsistas do projeto, recebendo o valor de R$1.430,00 mensais e devendo dispor de 10h semanais de dedicação.

Mais informações e edital de seleção no site da FADEMA.

Compartilhe:

Notícias relacionadas