IFTM inaugura o Laboratório de Desenvolvimento em Tecnologia Aplicada (LADESTEC) em Patos de Minas
Crédito: Júnia Magalhães Rocha
O IFTM Campus Patos de Minas foi palco de uma reunião estratégica do Projeto CANAMAX, que tem como objetivo desenvolver uma plantadora de cana-de-açúcar inovadora, projetada para revolucionar as práticas de plantio e proporcionar avanços significativos em eficiência e sustentabilidade. O projeto é conduzido pelo Polo de Inovação – Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares, com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e em parceria com as empresas Ubyfol e RSC.
O encontro reuniu pesquisadores, bolsistas e colaboradores para avaliar o progresso das pesquisas e definir os próximos passos do projeto, reforçando o compromisso com a inovação tecnológica no setor agroindustrial.
Durante a reunião, também foi inaugurada a sede do Laboratório de Desenvolvimento em Tecnologia Aplicada (LADESTEC), um espaço dedicado à pesquisa aplicada e ao desenvolvimento de novas tecnologias, fortalecendo ainda mais a posição do IFTM como referência em inovação e pesquisa.
Para Thiago Larquer, líder do projeto, iniciativas como o CANAMAX reforçam a importância do investimento em ciência e tecnologia tanto para a comunidade acadêmica quanto para o setor produtivo. “A pesquisa aplicada transforma conhecimento em inovação e impacto real. Projetos como o CANAMAX e a criação do LADESTEC reforçam o compromisso do IFTM com o avanço tecnológico e o desenvolvimento regional”, destacou Larquer.
A inauguração do LADESTEC representa um marco significativo para o fortalecimento da pesquisa científica no IFTM, ampliando as oportunidades para estudantes e pesquisadores na região de Patos de Minas. O Diretor-geral do Campus Patos de Minas, Belchior Antônio Silva, ressaltou o impacto da inauguração: “Embora o Projeto CANAMAX já esteja em execução há mais de 100 dias, a inauguração do Laboratório de Desenvolvimento em Tecnologia Aplicada no campus representa um marco inicial de um trabalho que irá estabelecer o IFTM como referência em pesquisa e inovação tecnológica, por meio de parcerias com empresas privadas, impulsionando o desenvolvimento científico e apresentando soluções tecnológicas que impactem positivamente a sociedade. Reforçamos nosso compromisso com o fortalecimento da ciência, promovendo inovações que possam beneficiar Patos de Minas e toda a região", pontuou Belchior.
A Diretora do Polo de Inovação Unidade EMBRAPII, Fernanda Jardim, também destacou a relevância do momento: “A inauguração do novo laboratório marca um passo significativo para fortalecer a pesquisa científica no IFTM, ampliando oportunidades para estudantes e pesquisadores de diversas áreas de competência em Soluções Agroalimentares”, disse Fernanda.
Polo de Inovação – Unidade Embrapii IFTM Soluções Agroalimentares
Para oferecer soluções para agricultura e para indústria de alimentos, o Polo de Inovação IFTM atua no desenvolvimento de produtos e processos para produção vegetal e tecnologias para o processamento agroindustrial em parceria com empresas industriais.
O polo atende diversos segmentos de acordo com as necessidades estratégicas das empresas industriais, entre eles: agricultura (produção vegetal, irrigação, bioestimulantes, biofortificação, gerenciamento de recursos naturais, tecnologias da informação), agroquímicos (fertilizantes e defensivos agrícolas), geração de energia (biocombustíveis) e alimentício (compostos bioativos, aproveitamento de resíduos, embalagens sustentáveis, segurança alimentar, rastreabilidade).