PESQUISA

IFTM participa de reuniões com o Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Minas

Encontros reforçam a importância do diálogo entre o IFTM e o Governo de Minas para fortalecer a pesquisa e a inovação na instituição
Publicado em 12/02/2025 20:00 Atualizado em 14/02/2025 10:15
Compartilhe:
Compartilhe:
Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Minas
Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Minas
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos / Ana Clara Santos Costa

No dia 7 de janeiro de 2025, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) teve a oportunidade de discutir iniciativas para o desenvolvimento e fortalecimento da pesquisa na Instituição. Durante o período da manhã, o reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, participou de uma reunião com o Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Lucas Mendes, no Centro de Inovação do Parque Tecnológico de Uberaba. O encontro também contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto, da gerente do Parque Tecnológico, Núbia Ferreira, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub), Paulo Fernando Ventura. O objetivo da visita foi a apresentação e análise do Pacote de Empreendedorismo Tecnológico para Universidades e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).

No período da tarde, Lucas Mendes visitou a reitoria do IFTM para uma reunião com a diretora do Polo de Inovação Unidade Embrapii, Fernanda Jardim, a diretora de Pesquisa do IFTM, Érica Crosara, e o diretor de Relações Interinstitucionais, Eduardo Jardel. Para Jardel, a visita foi essencial para fortalecer os laços entre o IFTM e governo do estado. "Receber o subsecretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais é muito importante, primeiro para apresentar o que a nossa instituição faz. Hoje, somos referência em Uberaba na produção de inovação e pesquisa aplicada e nosso Polo de Inovação tem sido essencial para isso. Mas também é uma oportunidade para apresentar nossas demandas, especialmente no que diz respeito a gargalos estruturais. Essa aproximação com a Secretaria e a FAPEMIG pode contribuir para solucionar essas questões."

Lucas Mendes também enfatizou a importância da visita e do fortalecimento das instituições de ensino e pesquisa. "É uma alegria visitar uma instituição que se destaca não apenas no município, mas em toda a região, desenvolvendo soluções tecnológicas relevantes e interagindo com o mercado. Nossa intenção é conhecer mais a fundo os projetos e entender as demandas do IFTM para aprimorar nossos programas e atender melhor essas necessidades. Minas Gerais tem a felicidade de contar com o maior número de universidades públicas federais e institutos federais do país. Conhecê-los e potencializar seus recursos é fundamental."

O subsecretário também destacou a importância da ciência e da tecnologia para a economia mineira. "Minas tem uma economia muito comoditizada. Se quisermos sair dessa dependência de minério e matérias-primas, isso só será possível por meio da ciência, tecnologia e inovação. E grande parte dessa produção ocorre em nossas instituições federais e estaduais. A inovação precisa ser incentivada na indústria e no setor produtivo. Precisamos valorizar nossos pesquisadores, cientistas e professores, pois eles são o maior ativo para a construção da economia do futuro."

Por fim, Érica Crosara ressaltou a importância de estabelecer um canal de diálogo entre as instituições e a principal agência de fomento do Estado, a FAPEMIG. Segundo ela, muitas vezes os Institutos Federais enfrentam dificuldades para competir em igualdade de condições nos editais de pesquisa. “Esse tipo de interlocução, portanto, é essencial para fortalecer a pesquisa e a inovação dentro do IFTM”, disse Érica.

Compartilhe:

Notícias relacionadas