MARATONA MUNDIAL DE COMPUTAÇÃO

Estudante do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico participa de capacitação para maratona mundial de computação

Estudante do curso de Engenharia da Computação, Yuri, participou da Brazilian ICPC Summer School sediada pela Unicamp
Publicado em 21/02/2025 16:53 Atualizado em 21/02/2025 16:52
Compartilhe:
Compartilhe:
Yuri à frente da imagem, e sete estudantes no fundo, durante a capacitação para maratona mundial de computação em Campinas-SP
Yuri à frente da imagem, e sete estudantes no fundo, durante a capacitação para maratona mundial de computação em Campinas-SP
Crédito: Comunicação Campus UPT

O estudante Yuri David Silva Duarte, do curso de Engenharia de Computação do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico, iniciou 2025 participando da Brazilian ICPC Summer School, escola de verão voltada a preparar estudantes universitários para a maratona mundial de programação International Collegiate Programming Contest (ICPC), competição que tem cinco horas de duração, cujas equipes formadas por três estudantes são instadas a resolverem uma lista com diversos problemas computacionais. Vence o time que resolver o maior número de questões em menos tempo.

A capacitação é realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e sediada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A ação tem como principal objetivo treinar equipes para a Final Mundial do ICPC, a Final Latino-Americana e para a Final Brasileira. A escola é dividida em duas classes: a da Final Mundial e a da Final Brasileira.

Convidado para a capacitação devido ao seu excelente desempenho na Sub-Regional Brasileira ("Primeira Fase"), Yuri esteve em Campinas-SP, de 20 de janeiro a 1º de fevereiro. Durante o evento, o estudante participou de palestras, rodas de conversa, aulas e uma minimaratona de programação, aprimorando suas habilidades para as competições. Ele integrou a Brazilian Final Class, uma turma de aproximadamente 90 estudantes do Brasil, selecionados de acordo com critérios e ranqueados por meio de uma hierarquia. “É muito difícil ser chamado para participar desse evento, com muita dedicação consegui chegar lá. Fiquei na turma que era focada na Final Brasileira que acontecerá esse ano”, disse Yuri.

Durante a capacitação, ele participou da palestra do Instituto de Computação, da reunião final da Classe Brasileira, de oficina sobre Soft Skills e de rodas de conversa. A programação incluía aulas no período da tarde e as minimaratonas no período da manhã. Os professores da turma da Final Brasileira eram ex-competidores que tiveram boas classificações em edições anteriores incluindo Finais Mundiais do ICPC. “As aulas foram ministradas em português, mas eu pude conversar em inglês, espanhol ou português com pessoas de toda América Latina. Tive contato com argentinos, bolivianos e mexicanos”, destacou Yuri.

Maratona de Programação

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde 1996. Ela se destina a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática etc). A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. 

Ao longo dos anos observou-se que as instituições e, principalmente, as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam do evento. Várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação.

Esforços no Campus Uberaba Parque Tecnológico

Desde 2022, a professora Daniela Orbolato tem incentivado os estudantes do curso de Engenharia de Computação a participarem das maratonas de programação em nível local, dentro do Campus Uberaba Parque Tecnológico, e em nível regional e nacional.

Entre 2023 e 2024 foram várias participações em maratonas. O time de Yuri se classificou em 3º lugar, recebendo prêmio em dinheiro, na Maratona de Programação, edição primavera, realizada pelo campus durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Competiram também nas cidades de Timóteo-MG; Ouro Branco-MG; Monte Carmelo-MG; Patrocínio-MG; Uberaba na Sub-Regional se classificando em 1º lugar para a Nacional em Campo Grande – MS e em João Pessoa-PB, sendo essa a 2° participação da equipe numa final brasileira.

Além da participação nas Maratonas, Daniela e os estudantes participaram do 12º Congresso Brasileiro de Sistemas Inteligentes (BRACIS) realizado em Belo Horizonte-MG. Um dos eventos mais importantes do Brasil para pesquisadores interessados ​​em publicar resultados significativos e inéditos em Inteligência Artificial e Computacional. E também do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, realizado em Brasília-DF.

“Nosso objetivo no IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico é utilizar os recursos de auxílio estudantil para a participação desses jovens nos congressos e maratonas. Ampliar a visão dos estudantes para algo maior em que eles percebam que são capazes; ir além dos muros dos Instituto; proporcionar diálogo e troca de experiências com outras equipes e fomentar o enfrentamento de desafios utilizando recursos tecnológicos.  É algo que nós do IFTM fazemos. E ver nosso estudante ser convocado para um evento assim reforça que estamos no caminho certo”, destacou Daniela.

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas