Estudantes do Campus Uberlândia Centro foram homenageadas no Dia Municipal das Mulheres e Meninas na Ciência
Crédito: Divulgação
O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), marcou presença mais uma vez no Ato de Reconhecimento pelo Dia Municipal das Mulheres e Meninas na Ciência e Tecnologia. Promovido pela Prefeitura de Uberlândia na última terça-feira (18), a solenidade homenageou estudantes de instituições municipais, estaduais e federais participantes da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Competição Feminina da Olimpíada Brasileira de Informática (CF-OBI), além de professores e diretores escolares.
Pelo Campus Uberlândia Centro foram homenageadas cinco jovens, participantes da OBA, da CF-OBI e da Obmep, algumas delas se formaram este ano. São elas: Vitória Sophia Brígido Carvalho Nevesa, Medalha de Ouro na Competição Feminina de Programação; Isabela Cunha Silva, Medalha de Bronze na Competição Feminina de Programação; Ana Laura Souza Costa, Clara de Andrade Mello e Vitoria de Souza Gonçalves, medalhistas da OBA; e Isabela Cunha Silva, Vitoria de Souza Gonçalves e Vitória Sophia Brígido Carvalho Nevesa, que conquistaram menções honrosas na Obmep.
Durante o evento, o projeto de extensão “Sim, Elas Podem!”, do Campus Uberlândia Centro, foi citado entre os projetos gratuitos capazes de ofertar a meninas e mulheres em seu “pontapé inicial na sua jornada tech”. A coordenadora do projeto e professora do Campus, Crícia Felício, foi uma das docentes que acompanhou as meninas homenageadas e destacou a importância do prêmio.
"Esse foi o terceiro ano da premiação e a cada ano aumenta o número de meninas homenageadas. Acredito que seja uma forma de mostrar o valor da participação das meninas em competições como OBMEP, OBA e OBI e incentivar outras meninas a participarem”, afirmou Crícia.
Em entrevista ao site da Prefeitura de Uberlândia, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fabiano Alves, destacou a importância do evento como um momento de valorizar a participação feminina na ciência e tecnologia.
“Acredito que seja uma forma de reconhecimento do município de Uberlândia para todas essas meninas e mulheres que se dedicam com tanto afinco à ciência e à tecnologia. Tenho convicção de que este evento é um marco para nossa cidade, para a vida de cada uma delas, dos familiares e das instituições de ensino representadas. A partir de agora, abrem-se novas portas para o futuro profissional de todas elas. Reitero a força da mulher em ações como esta, com a participação efetiva da nossa diretora de Inovação, Cynthia Guerra, que esteve à frente da organização e realização deste grande evento”, disse.
O evento foi organizado pelas secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia.
Sobre a data
O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, foi instituído em 2015 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Organização das Nações Unidas para as Mulheres (ONU Mulheres). Em Uberlândia, o Dia Municipal das Mulheres e Meninas na Ciência e Tecnologia, celebrado anualmente no dia 11 de fevereiro, foi implementado em 2023. A data promove, de forma plena e igualitária, o acesso à ciência e a participação de mulheres e meninas na área.