Aula inaugural da pós-graduação Tecnologias Digitais na Educação, do Campus Uberlândia Centro, acontece no dia 21 de março
Crédito: Divulgação
No próximo dia 21 de março, o Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), acontece a primeira atividade da Pós-Graduação lato sensu em Tecnologias Digitais na Educação. A aula inaugural do curso será ministrada pela professora Valeska Virgínia Soares Souza, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e será uma palestra com o tema “Tecnologias Digitais na Educação: inovação, inclusão e internacionalização”. O encontro será presencial e acontece a partir das 19 horas, no auditório do Campus, mas a presença não será obrigatória para alunos que moram em outras cidades ou estados.
Valeska Virgínia Soares Souza é uma experiente professora do Instituto de Letras e Linguística da UFU. Ela atua tanto na graduação quanto na pós-graduação e tem uma sólida formação em Letras e Linguística Aplicada. Seus interesses de pesquisa concentram-se no uso de tecnologias digitais na educação, em práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, e na promoção da internacionalização, temas que refletem seu compromisso com a inovação e a qualidade no ensino de línguas. A aula inaugural da professora trará temas relevantes para a pós do Campus.
Sobre a pós em Tecnologias Digitais na Educação
A pós-graduação em Tecnologias Digitais na Educação é uma especialização ofertada pela primeira vez pelo Campus Uberlândia Centro no ano de 2025 e tem sua estrutura formatada com mais de 90% das atividades na modalidade Educação a Distância (EaD). São 400 horas de carga horária, sendo apenas 30 horas dessas na modalidade presencial, sendo que as atividades presenciais acontecem às terças-feiras à noite. Segundo a diretora geral do Campus Uberlândia Centro, Lara Kuhn, a nova pós busca contribuir com a formação de profissionais da educação e a modalidade a distância tende a atrair muitos interessados.
“Com essa nova pós-graduação praticamente inteira em EaD nós conseguimos alcançar estudantes de várias regiões do país. Tivemos uma ótima procura de interessados em estudar conosco e as expectativas para este curso são as melhores possíveis. Que esta pós seja a primeira de muitas que possamos oferecer nessa modalidade, pois é uma forma de compartilhar a excelência do ensino do Campus para muitas pessoas”, afirma a diretora.
Os formados nessa pós vão conquistar o título de Especialista em Tecnologias Digitais na Educação. De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a duração mínima é de 12 meses e a máxima para conclusão do curso é de 30 meses. A especialização é destinada a professores, coordenadores, gestores e demais profissionais da área da educação que buscam aprimorar seus conhecimentos e habilidades no uso das tecnologias digitais e o novo curso conta com 60 vagas, sendo que atraiu interessados não só da cidade de Uberlândia, mas também de outras cidades e até estados. Dos 60 alunos matriculados, cerca de um terço são de outros estados, como Pará, Rondônia, Paraná, Rio de Janeiro, Amazonas e Pernambuco.
“Os cursos de pós-graduação 100% EaD ou mesmo aqueles semipresenciais, possibilitam a interação acadêmica e o fortalecimento de redes de contatos. Esses cursos são ideais para aprofundar e atualizar os conhecimentos sobre determinada área de atuação. São modalidades de ensino ofertadas pelos IFs e que possuem alta demanda”, afirma o coordenador da pós-graduação, Mayker Dantas. “A excelente procura pelo curso de Pós-graduação em Tecnologias Digitais na Educação do IFTM Udicentro pode ser explicada pelos seguintes fatores: a flexibilidade para estudar; o fato de o estudante não precisar se deslocar até a instituição de ensino; e o renome da instituição de oferta”, complementa Mayker, que ainda destacou que o estudante que procurou por esse curso, tem a liberdade de seguir seu próprio ritmo de estudos.
O egresso estará apto a integrar tecnologias ao processo de ensino-aprendizagem, sendo sensível às questões humanas e sociais relacionadas à educação. Os estudantes terão duas linhas de pesquisa para escolher durante o curso: “O uso das tecnologias digitais nos processos educacionais” e “Educação, tecnologia e sociedade”. Na matriz curricular do curso estão disponíveis matérias como “Jogos Computacionais na Aprendizagem”, “Cultura Maker e Design Thinking na Educação” E “Inteligência Artificial no Meio Educacional”.
Saiba mais sobre essa pós-graduação no site do IFTM.