IFTM realiza seu primeiro encontro das equipes de Comunicação
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM - Ana Clara Santos Costa
Os representantes da comunicação dos campi do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) se reuniram, entre os dias 19 a 21 de março, para o I Encontro de Equipes de Comunicação do IFTM. O encontro aconteceu na Reitoria do Instituto, em Uberaba, e teve como objetivo alinhar estratégias entre os comunicadores dos campi e Reitoria, com as diretrizes de comunicação da instituição. Ao longo do encontro, os participantes tiveram a chance de acompanhar palestras e capacitações de servidores do IFTM, assim como de convidados externos, da Rede Federal de Educação Tecnológica.
"Planejamos este encontro com o objetivo de reunir as equipes de Comunicação do IFTM para alinhar procedimentos e fortalecer a capacitação em áreas onde havia maior necessidade de aprimoramento. Embora sejam compostas por poucas pessoas, nossas equipes são engajadas e apaixonadas pelo que fazem. Agora, estarão ainda mais preparadas para alcançar resultados cada vez melhores. A comunicação é um pilar estratégico para a instituição, e esse momento de troca e aprendizado reforça esse compromisso”, afirmou Ana Clara Santos Costa, diretora de Comunicação Social e Eventos do IFTM.
O encontro teve início com uma palestra sobre comunicação pública, com Ana Clara. Também tivemos capacitações ministradas por outros servidores da Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM (DCSE): Uso da marca IFTM e concepção de materiais gráficos, com Danilo Silva de Almeida, publicitário e coordenador de Comunicação; Não erre no Português na hora de se comunicar, com a revisora de textos Mariângela Castejon, Imagem Institucional, reputação e gerenciamento de crises, com Lorenna Bonifácio e Letícia Estrela, relações públicas e Como encontrar uma boa pauta e escrever uma notícia, com o jornalista Guilherme Brasil. Além deles, a equipe da Coordenação de Ações Inclusivas e Diversidade (CAID), Rutiléia Maria de Lima Portes Vital, Juliene Silva Vasconcelos e Mayara Laura Rocha Rossi Martins, ministraram a oficina Comunicação institucional acessível: caminhos para efetivar o direito à inclusão.
Dentre os convidados externos, tivemos a capacitação Criação de conteúdos para as mídias sociais: do planejamento à publicação, com Ana Carolina Branco de Lima, técnica em publicidade e coordenadora substituta de projetos estratégicos do IFSULDEMINAS. Ana compartilhou a experiência exitosa do IFSULDEMINAS, que conseguiu transformar uma comunicação que é obrigatória em um conteúdo atraente, de impacto e relevante. Durante a conversa, foi possível perceber as proximidades que existem nos dois institutos e a troca foi enriquecedora para ambos.
"Foi muito gratificante participar desse encontro e ter a oportunidade de fortalecer ainda mais a nossa área da comunicação. A gente consegue perceber como os Institutos Federais têm pessoas muito engajadas e interessadas em divulgar todo o universo de oportunidades que a Rede tem. Para mim, com certeza, os momentos de troca de experiências são os que mais ampliam os conhecimentos para lidar com os desafios diários que aparecem", afirmou Ana Carolina.
Outro convidado externo que ficou satisfeito com a participação no encontro foi Marcus Fogaça, diretor de comunicação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que trouxe o worshop Comunicação Estratégica e mídias sociais: “Participar do encontro de comunicação do IFTM foi enriquecedor. Momentos como esse reforçam o valor da comunicação como ferramenta estratégica para fortalecer a instituição. Além disso, a troca de experiências e conhecimentos aproxima o Conif das instituições da Rede Federal e valoriza o trabalho dos servidores, mostrando o compromisso do Conselho com uma educação pública, gratuita e de qualidade. Para mim, foi uma oportunidade de estar em contato com quem atua na linha de frente da comunicação na reitoria e nos campi, reforçando a importância da atuação em rede na defesa e promoção das instituições que compõe o Conselho. ”
Cláudia Aparecida da Costa Vicente, coordenadora de Comunicação do IFTM Campus Uberaba, considerou a experiência positiva, com uma programação pensada em temas importantes para o trabalho no dia a dia. “As oficinas e capacitações trouxeram conteúdos práticos e, ao mesmo tempo, abriram espaço para reflexões sobre o papel da comunicação pública dentro da instituição. Além do aprendizado, o encontro também foi um momento valioso de troca com colegas de outros campi no qual compartilhamos experiências, desafios e ideias que, certamente, vão contribuir para fortalecer ainda mais a comunicação no IFTM”, afirmou Cláudia.
"A Comunicação Pública é dever do Estado. Os diversos públicos relacionados à instituição têm o direito de conhecê-la, acessar os serviços ofertados por ela e ter acesso à prestação de contas. É fundamental que as equipes responsáveis por esse trabalho estejam atualizadas sobre as melhores práticas em seu campo de atuação", afirmou Danilo.
A DCSE dará continuidade aos encontros mensais com as comissões de Comunicação dos campi, de maneira remota, uma vez que a distância das unidades não favorece os encontros presenciais constantes. Porém, já foi revelado aos comunicadores da instituição que o 2º Fórum de Comunicação do IFTM deve acontecer neste ano, como parte da programação do Universo IFTM.