Programa "Extensão que Transforma" do IFTM realiza a primeira entrega de doação de kits de vestuário apreendidos pela Receita Federal em Patos de Minas
Crédito: Equipe de comunicação
A Receita Federal, em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), realizou, no dia 19 de março, a doação de cerca de 500 kg de peças de vestuários que foram apreendidas em operações do órgão como projeto social de incentivo à sustentabilidade e à pesquisa acadêmica. Diversas entidades focadas em ajudar pessoas carentes de Patos de Minas foram beneficiadas.
A ação marcou a inauguração do programa, uma parceria entre a Receita Federal e o IFTM, com a finalidade de unir conhecimento acadêmico e sustentabilidade para reaproveitar materiais que não podem ser comercializados, capacitar entidades sociais e promover, assim, impacto positivo nas comunidades, dando um novo destino a produtos apreendidos que, antes, seriam destruídos ou incinerados.
No evento, foram doadas peças de vestuário (moletons, calças, bermudas, camisetas, bonés, bolsas e tênis) a instituições sociais que se cadastraram e foram selecionadas, por chamada pública, para receber os kits de vestuário. Esses produtos serão submetidos a processos de descaracterização ou manufatura, tornando-se aptos para doação a comunidades de baixa renda ou comercialização pelas entidades beneficiadas. Os recursos obtidos com as vendas serão revertidos para o fortalecimento das instituições participantes.
Além disso, foram apresentados ao público produtos que já foram transformados a partir de outras mercadorias doadas pela Receita Federal, como perfumes e bebidas alcóolicas. Esses itens estão sendo transformados pelo IFTM em novos produtos, como álcool em gel, geleias, aromatizadores, entre outros. Essa iniciativa amplia o impacto social e sustentável da parceria, garantindo que materiais antes descartados ganhem novas utilidades e beneficiem ainda mais pessoas, destacando o potencial de reaproveitamento desses materiais.
Durante o evento, também foi lançado oficialmente o logotipo do Programa “Extensão que Transforma”, escolhido por meio de um concurso cultural. A competição recebeu 10 propostas, e o design vencedor foi criado por Álvaro Gabriel Pereira Barbosa, estudante do terceiro ano do curso de. Logística integrado ao ensino médio.
As iniciativas refletem o compromisso da Receita Federal e do IFTM com a sustentabilidade e a responsabilidade social, promovendo a reutilização de materiais e contribuindo diretamente com o desenvolvimento das entidades assistenciais envolvidas. Além da destinação dos itens, o IFTM também oferecerá capacitação para as instituições, garantindo que o processo de descaracterização seja realizado de forma correta e eficiente.
Estiveram presentes no evento, as equipes da Receita Federal e do IFTM (Reitor, Pró-reitora de Extensão, Diretor-Geral do Campus Patos de Minas e Coordenação de Extensão), além de servidores e representantes das entidades contempladas.
Com essas ações, a Receita Federal e o IFTM reforçam a importância de alianças entre o poder público e instituições educacionais na construção de soluções inovadoras e sustentáveis para questões sociais.
Para saber mais, acesse a notícia veiculada pela NTV - Notícias de Patos de Minas.