Ações Inclusivas e de Diversidade

Abertas as inscrições para submissão de projetos de ensino com temáticas relacionadas ao NEABI, NAPNE e NEDSEG do IFTM

Cada projeto poderá ter até dois bolsistas, dos cursos técnicos ou de graduação
Publicado em 08/04/2025 16:30 Atualizado em 08/04/2025 16:50
Compartilhe:
Compartilhe:
Imagem de fundo verde escuro com desenhos de pessoas representando diversidade. Ao fundo dos desenhos figuras orgânicas nas cores lilás, rosa, vermelho, amarelo, azul escuro e azul claro
Imagem de fundo verde escuro com desenhos de pessoas representando diversidade. Ao fundo dos desenhos figuras orgânicas nas cores lilás, rosa, vermelho, amarelo, azul escuro e azul claro
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

Com o objetivo de fomentar ações de ensino para promoção da educação inclusiva e respeito à diversidade, em cumprimento à legislação e para a formação humana dos(as) estudantes, a Coordenação de Ações Inclusivas e de Diversidade (CAID), em conjunto com a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), torna pública as inscrições para seleção de projetos de ensino com temáticas relacionadas aos núcleos de ações inclusivas do IFTM:  Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e Núcleo de Estudos de Diversidade de Sexualidade e Gênero (NEDSEG).

Serão selecionados projetos de ensino com temáticas relacionadas ao trabalho dos núcleos de ações inclusivas, bem como estudantes bolsistas para atuar nos projetos, que devem ser elaborados respeitando as características da área de ensino e abordando os temas relacionados a cada eixo, conforme descrito no item 3 do edital.

Finalidades dos projetos

Além de fortalecer a atuação dos núcleos, os projetos devem ter por objetivos estimular práticas que promovam a permanência e no êxito de estudantes pretos(as), pardos(as), indígenas, LGBTQIAPN+, com deficiência ou outras necessidades específicas e mulheres; Incentivar processos de inovação na prática pedagógica; Incentivar a participação da comunidade acadêmica em atividades acadêmicas relacionadas aos núcleos de ações inclusivas; Incentivar a participação da comunidade acadêmica nos projetos; Criar e implementar metodologias inclusivas, garantindo o acesso, a permanência e a participação plena dos núcleos de inclusão em todos os contextos educacionais; Estabelecer ações efetivas de inclusão, acessibilidade e redução de barreiras atitudinais, arquitetônicas, tecnológicas e comunicacionais, nos percursos acadêmicos e profissionais de estudantes e servidores no âmbito do IFTM dentre outros.

Auxílio financeiro

O edital prevê apenas o custeio de bolsas aos estudantes, sendo que cada projeto terá um(a) coordenador(a) e até 2 bolsistas, podendo ser: 2 bolsistas de cursos técnicos ou 2 bolsistas de cursos de graduação ou, ainda, 1 bolsista de curso técnico e 1 bolsista de graduação. Os valores das bolsas variam de 150,00 (cento e cinquenta reais) a 420,00 (quatrocentos e vinte reais) de acordo com a quantidade de horas dedicadas ao projeto (6 ou 12 horas) e o nível de ensino do bolsista (técnico ou graduação). 

Inscrição

A inscrição e o envio dos projetos, deverá ser realizada pelo(a) coordenador(a), por meio do módulo Docs do Virtual IF via Ofício Interno (Classificação: Projetos de Ensino), com nível de acesso pessoal e destinado ao setor CAID-REI (aos cuidados da servidora Marina Beatriz Ferreira Valim, anexando-se os documentos elencados no item 4.5 do edital, até o dia 21 de maio de 2025.

Seleção

Os projetos serão avaliados por 2 (dois) membros(as) da comissão responsável pela execução do edital, sendo a nota final dada pela média das notas emitidas por cada avaliador(a). O processo seletivo é classificatório e eliminatório, e a concessão de bolsas está vinculada ao montante de recursos financeiros previstos neste edital. A concessão das bolsas se dará pela análise do projeto e dos certificados ou declarações de participação do(a) estudante em atividades de inclusão e diversidade, se houver.

Será realizada a classificação geral dos projetos por nota, conforme critérios estabelecidos no Anexo III do edital, buscando contemplar pelo menos um projeto por campus, desde que  obtenha a nota mínima de 50 (cinquenta) pontos. Havendo disponibilidade orçamentária, outros projetos poderão ser contemplados seguindo a ordem de classificação.

Resultados

Conforme o cronograma do edital, o resultado preliminar será divulgado no dia 2 de junho, na página de apoio a projetos de ensino do IFTM. O resultado final estará disponível no dia 6 de junho, após o período de recursos. Os projetos serão executados de 1º de junho a 20 de dezembro de 2025, data em que devem ser apresentados os relatórios finais.

Para saber todas as informações do processo seletivo, leia a íntegra do edital disponível na página de apoio a projetos de ensino do IFTM.

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas