Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do IFTM Campus Uberaba abre inscrições para seleção de estudantes especiais para os cursos de Mestrado e Doutorado
Crédito: Divulgação
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberaba está com inscrições abertas para o processo seletivo de estudantes especiais nos cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Tecnológica, com ingresso no segundo semestre letivo de 2025. A seleção é voltada a pessoas com diploma de graduação em cursos reconhecidos pelo MEC, vinculados direta ou indiretamente às áreas de educação e/ou tecnologias. Candidatos com título de mestre também podem se inscrever, sendo considerados para o doutorado.
O período de inscrição vai de 16 de abril a 12 de junho, na página do Processo Seletivo. A taxa é de R$ 50,00, com pagamento disponível até 13 de junho por Pix, boleto ou cartão. É possível solicitar isenção da taxa até o dia 5 de junho, desde que o candidato atenda aos critérios estabelecidos: ser inscrito no CadÚnico ou ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública (ou como bolsista integral em escola privada) e possuir renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio.
O candidato poderá escolher uma disciplina optativa entre as oito ofertadas, todas com carga horária de 60 horas e quatro créditos. São elas: Tópicos Especiais em Educação Profissional e Tecnológica: tecnopolíticas de vigilância e controle social; Políticas Públicas e Educação Profissional; Tendências Pedagógicas Brasileiras; Estatística Aplicada à Educação; Educação a Distância; Ética e Filosofia da Tecnologia; Informática e Educação no Ensino Tecnológico; e Tópicos Especiais em Educação Profissional e Tecnológica: Critical Pedagogy and AI Teaching Practices in the Context of Professional and Technological Education (ministrada em inglês). As aulas ocorrerão presencialmente no Campus Uberaba, em dias e turnos já definidos no Edital nº 5/2025.
Das 62 vagas disponíveis, 20% são reservadas a candidatos autodeclarados negros, quilombolas ou indígenas, e 5% a pessoas com deficiência, conforme previsto nas políticas de ações afirmativas da instituição. Os candidatos poderão concorrer simultaneamente às vagas da ampla concorrência e às reservadas.
O processo seletivo será composto por duas etapas: análise de memorial e avaliação do currículo. O memorial deverá conter até três laudas, descrevendo a trajetória acadêmica e profissional do candidato, além da justificativa para cursar a disciplina optativa. Ele deverá ser redigido em português para as disciplinas 1 a 7, e em inglês para a disciplina 8. A análise curricular considerará a formação acadêmica, produção científica e experiência docente e/ou técnica, conforme os critérios estabelecidos no edital.
O resultado preliminar será divulgado no dia 14 de julho, com prazo para interposição de recursos nos dias 15 e 16 do mesmo mês. O resultado final e a convocação para matrícula estão previstos para o dia 18 de julho. As matrículas da primeira chamada serão realizadas entre 29 de julho e 1º de agosto de 2025.