Sete Lagoas

Definidos em audiência pública os primeiros cursos que serão ofertados no futuro Campus Sete Lagoas do IFTM

Cursos de Desenvolvimento de Sistema e Automação Industrial na modalidade integrada serão os primeiros da nova unidade
Publicado em 19/04/2025 13:56 Atualizado em 22/04/2025 10:33
Compartilhe:
Compartilhe:
Audiência pública na Câmara de Sete Lagoas reuniu representantes de importantes instituições da cidade
Audiência pública na Câmara de Sete Lagoas reuniu representantes de importantes instituições da cidade
Crédito: Guilherme Brasil/Jornalista

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) deu um passo importante para a definição das áreas de atuação de seu mais novo campus, em Sete Lagoas. No dia 14 de abril, foi realizada uma audiência pública para apresentar e discutir os resultados de uma ampla pesquisa realizada com a comunidade local e regional, cujo objetivo foi mapear os interesses e as demandas por cursos técnicos e de formação profissional. Após este momento de diálogo, ficaram definidos os cursos a serem ofertados na futura unidade.

Os primeiros dois cursos a serem ofertados no futuro Campus Sete Lagoas serão na modalidade Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, no qual o estudante cursa o Ensino Médio e o Ensino Técnico dentro do IFTM. Os cursos iniciais serão de Desenvolvimento de Sistemas e Automação Industrial. Segundo a diretora de implantação do Campus, Renata Marques, já é possível vislumbrar quais serão os cursos seguintes.

“Com a audiência a gente bate o martelo para os cursos de Desenvolvimento de Sistema e Automação Industrial como os nossos dois primeiros cursos. Na sequência, devemos vir com Administração ou Técnico em Logística. E mais alguma área de tecnologia como quarta possibilidade. Começamos com ensino integrado e na sequência o ensino técnico e a graduação também”, afirmou a dirigente. “Eu saio muito satisfeita com a audiência, pois nos possibilitou sentir um pouco mais da cidade e entender que a gente está sendo muito bem recebido, muito acolhido e teremos boas e grandes parcerias aqui para somar com a cidade de Sete Lagoas”, complementou.

A audiência pública foi uma iniciativa que visa garantir que a oferta educacional do novo campus esteja alinhada com as necessidades da população e do mercado de trabalho da região. A pesquisa, que contou com a participação expressiva de mais de 1.770 pessoas, foi aplicada entre os dias 5 de fevereiro e 9 de março deste ano. O levantamento buscou identificar não apenas os cursos mais desejados, mas também o perfil dos potenciais estudantes, incluindo faixa etária, nível de escolaridade atual e horários preferenciais para estudo.

O reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, destacou a importância de compartilhar a decisão com a população local e com outras instituições e esfera de governo que atuam na cidade. “Estivemos aqui para falar sobre os Institutos Federais, sobre a Rede Federal de Educação Tecnológica e apresentar o Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Nosso objetivo foi mostrar a importância do ensino técnico integrado ao ensino médio, o quanto isso movimenta a economia local, o quanto isso oferece para a comunidade profissionais de qualidade. Apresentar a consulta pública que nós fizemos ajuda na decisão de quais cursos técnicos serão ofertados na cidade. E também uma forma de mostrar para a comunidade quais são os benefícios de se ter um Instituto Federal aqui em Sete Lagoas”, explicou o reitor.

O diretor de Ensino do IFTM, Guilherme Freitas Borges, destacou ainda que, para além dos cursos técnicos ou de graduação, os Institutos Federais trazem várias outras possibilidades de ensino e inclusão. “O IFTM tem a preocupação em inserir todos no contexto educacional. Temos núcleos específicos que acompanham de perto estudantes indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, e diversidade de gênero e sexualidade. Vamos além do que a lei exige com políticas afirmativas próprias”, afirmou, destacando ainda que o IFTM alcança a população a partir de cursos de extensão. “Os projetos de extensão são o IFTM indo para além dos seus muros. A gente atua em parceria com outras instituições para responder às demandas reais da sociedade, seja por meio de capacitações ou de ações educativas e sociais”, finalizou.

Pesquisa revelou forte interesse da população local

Os dados da pesquisa realizada com a população de Sete Lagoas para instalação do Campus foram detalhados na audiência e revelaram um forte interesse na chegada do IFTM à cidade. Um indicativo claro é que 96% dos respondentes afirmaram que cursariam ou conhecem alguém que cursaria algum curso no futuro Campus Sete Lagoas.

Quanto ao nível de ensino de maior interesse, a pesquisa apontou uma demanda significativa por cursos de Graduação, manifestada por 57,6% dos participantes. Em seguida, aparecem os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que são de curta duração, com 19,2% das intenções. Cursos Técnicos Subsequentes (para quem já concluiu o ensino médio) foram apontados por 11,9%, enquanto os Técnicos Concomitantes (para quem está cursando o ensino médio em outra instituição) representaram 8,8% do interesse. A modalidade de Técnico Integrado ao Ensino Médio, embora não figure entre as maiores porcentagens gerais, é uma oferta tradicional dos Institutos Federais e também será considerada.

A flexibilidade de horários é um fator crucial para o acesso à educação, e a pesquisa indicou uma preferência majoritária pelo período Noturno (noite), escolhido por 68,8% dos respondentes, facilitando a conciliação entre estudo e trabalho. O horário Integral (manhã e tarde) foi apontado por 14,5%, enquanto o Matutino (manhã) teve 11,9% das indicações.

No que tange especificamente aos cursos técnicos mais votados, a área de Tecnologia da Informação liderou as preferências, com o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas recebendo 912 indicações (51,5% dos respondentes). Logo após, destacaram-se o Técnico em Automação Industrial, com 863 votos (48,8%), o Técnico em Sistemas de Energias Renováveis, com 722 votos (40,8%), e o Técnico em Segurança do Trabalho, com 655 votos (37,0%). Outros cursos como Eletrotécnica, Administração e Agroecologia também figuraram entre os mais citados.

Além da formação técnica e superior, o IFTM também costuma oferecer cursos de idiomas gratuitos através do seu Centro de Idiomas (CENID). A pesquisa revelou um altíssimo interesse nesta modalidade, com 91,5% dos participantes indicando que teriam interesse em participar. Dentre os idiomas, o Inglês foi o mais procurado (49%), seguido de perto pelo interesse em cursar ambos, Inglês e Espanhol (43,3%), e uma parcela menor optando apenas pelo Espanhol (7,7%).

Compartilhe:

Notícias relacionadas