Práticas de educação inclusiva são realizadas no IFTM Campus Patos de Minas
Crédito: Equipe do Napne - IFTM Campus Patos de Minas
O NAPNE é um núcleo permanente que tem por finalidade garantir o acesso, a permanência e o sucesso escolar de estudantes com necessidades educacionais específicas no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Entende-se por estudantes com necessidades específicas pessoas que apresentem, permanente ou temporariamente, condição que gere dificuldade significativa nas capacidades físicas, intelectuais, de aprendizagem e de sociabilidade.
No IFTM Campus Patos de Minas, o NAPNE é composto por membros efetivos designados pela Portaria DG-PTM nº 39 de 10/04/2025, com duas psicopedagogas contratadas. O Núcleo vem realizando diversos atendimentos psicopedagógicos, tanto em caráter de acolhimento quanto em relação a práticas psicoeducativas para estudantes do campus. Os atendimentos, muitas vezes, representam um auxílio pontual ao corpo discente, considerando suas vivências e necessidades, sendo realizado encaminhamento para profissionais externos, caso haja necessidade de acompanhamento mais frequente e prolongado. O Núcleo também atua de forma a realizar orientações e planejamentos referentes a estudos para que estes possam ser mais efetivos.
No ano de 2024, o NAPNE do Campus Patos de Minas realizou um número expressivo de atendimentos: foram 510, destinados a estudantes, familiares e colaboradores. Além disso, foram ofertadas palestras conduzidas pelas psicopedagogas, sendo uma delas a intitulada "Um novo olhar traz grandes conquistas - empatia", voltada ao corpo docente, com a temática “saúde mental na escola”, abordando diversos temas, como o desenvolvimento de adolescentes e transtornos mais comuns observados em sala de aula e como lidar com eles. Houve, também, participações em reuniões pedagógicas e nos conselhos de classe.
Foram organizadas, ainda, palestras com a presença de convidados externos, participações em ações com o Núcleo de Estudos de Diversidade, Sexualidade e Gênero, o NEDSEG, além da realização de várias dinâmicas, oficinas e atividades de intervenções com as turmas. Ademais, o Núcleo se fez presente na programação da semana do Enem, auxiliando os discentes das turmas de terceiros anos no controle do estresse e da ansiedade gerados pelas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. O Núcleo também atuou na aplicação de atividades avaliativas a estudantes que necessitam de adaptações de espaços, de tempo, dentre outras.
Desde o ano de 2023, o projeto de ensino "Tutoria de Pares - Acompanhamento de estudantes com necessidades específicas" vem sendo executado pelas servidoras que compõem o Núcleo, a fim de auxiliar dois estudantes deficientes visuais do campus.
Neste ano de 2025, o NAPNE segue realizando atendimentos, dinâmicas em salas de aulas, intervenções e participações nas reuniões pedagógicas. Neste primeiro trimestre, ofertou uma oficina ao corpo docente para colaborar na elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI), contemplando os passos que devem ser trilhados no processo de adaptação de atividades de estudantes com necessidades específicas.
Além das ações promovidas pelo Núcleo, faz-se importante ressaltar a execução, em 2024, do projeto de ensino “Fabricação de equipamentos de topografia em impressora 3D para ensino de aluno com deficiência visual”, coordenado pelo professor Eduardo Nunes, e que produziu equipamentos topográficos (teodolito e mira estadimétrica) em impressora 3D de forma a proporcionar a um dos estudantes cegos do campus um melhor entendimento quanto aos processos trabalhados durante as práticas da disciplina de Topografia.
Desenvolver ações efetivas e eficazes de implantação ou implementação de programas e políticas de inclusão; promover a cultura da educação para a inclusão por meio de ações comportamentais e arquitetônicas, conjugando a igualdade e a diferença como valores indissociáveis que possibilitam uma maior equidade formal entre a comunidade escolar são finalidades do NAPNE e elas vêm sendo executadas com muita efetividade e eficiência pelo núcleo do IFTM Campus Patos de Minas.
O NAPNE, em conjunto com demais setores do IFTM, suporte técnico, científico, acadêmico e pedagógico necessários às atividades de ensino, pesquisa e extensão, tem atuado cada vez mais de forma equitativa, valorizando notadamente os conhecimentos da educação inclusiva, sob a perspectiva da diversidade humana e cultural.