Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Patos de Minas completa 12 anos de história
Crédito: Comissão de Comunicação - Campus Patos de Minas
Na data, a instituição realizou uma cerimônia que foi abrilhantada por alunas, alunos, servidoras e servidores. A mestra de cerimônias, professora Cristina Matos, apresentou as homenagens à história do campus, as quais foram proferidas pelo professor Belchior Antônio da Silva, Diretor Geral do Campus Patos de Minas; pela professora Carolina Mota, Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, a qual, na ocasião, representou o Reitor do IFTM, professor Marcelo Ponciano; pela vereadora patense Bete do Nascimento; e pelo professor Carlos André Rodrigues, Secretário de Educação de Patos de Minas.
Houve, ainda, a participação do Sargento Cleuber e dos integrantes da Banda do 15º BPM, a qual executou apresentações musicais instrumentais. No fim das comemorações, o bailarino, que também é aluno da instituição, Enzo Morais Barbosa, pertencente ao 1º ano do curso de Mineração, apresentou uma performance artística como forma de celebração do aniversário do campus.
Um pouco do legado do IFTM Campus Patos de Minas
No dia 1º de dezembro de 2011, foi realizada uma audiência pública de apresentação da proposta de instalação do campus Patos de Minas. A priori, os cursos técnicos em Logística e em Eletrotécnica foram implementados. Mais tarde, em 2014, as atividades do Centro de Idiomas (Cenid) iniciaram-se com o oferecimento de formação gratuita em Língua Espanhola e Inglesa. No ano seguinte, cursos técnicos de nível médio na forma integrada em Eletrotécnica e em Logística passaram a ser disponibilizados à cidade e às proximidades. Já em 2019, surgiu o curso de Mineração, também na modalidade integrada ao ensino médio. No ano seguinte, o curso superior em Administração passou a ser ofertado na instituição, o qual conta com duas turmas findadas. Em 2021, o curso técnico em Agroecologia integrado ao ensino médio deu sequência à missão educativa do IFTM Campus Patos de Minas.
Atualmente, a instituição acumula mais de 190 projetos de pesquisa, dentre eles, cinco registros de software gerados a partir de pesquisas aplicadas e pelo desenvolvimento do projeto CANAMAX, o primeiro projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) realizado por meio do Polo Embrapii – Soluções Agroalimentares.
Em relação à extensão, em 12 anos, foram computados mais de 90 projetos de sucesso em parceria com empresas, escolas públicas municipais, estaduais e particulares, entidades, prefeitura e outros segmentos que potencializam a forma de pensar e agir dos estudantes do IFTM Campus Patos de Minas.
Em soma, com unidades específicas voltadas ao estudo da diversidade, como o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e o Núcleo de Estudos de Diversidade de Sexualidade e Gênero (NEDSEG), o IFTM Campus Patos de Minas promove metodologias inclusivas, levando informações, respeito e consciência ao alunado e à comunidade.
Com um potente programa de assistência estudantil, a instituição, em mais de uma década, já garantiu bolsas para mais de 600 estudantes, além de ofertar inúmeras viagens técnico-culturais para Brasília, Inhotim, Itaipú, Ouro Preto, Serra da Canastra, dentre outras localidades.
Em 12 anos de história, a instituição computa 209 concluintes em cursos concomitantes, 597 em cursos técnicos integrados ao ensino médio, 31 em Administração, 343 pelo Centro de Idiomas e 45 pelo curso FIC, totalizando, assim, 1225 alunas e alunos, que são pessoas que passaram pelo IFTM Campus Patos de Minas e se formaram como profissionais qualificados e éticos em suas áreas de atuação.