Campus Uberlândia celebra o Dia Mundial da Propriedade Intelectual com o evento Conecta PI e destaca projetos inovadores
Crédito: Comunicação Social - Campus Uberlândia
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) realizou, no dia 25 de abril, o evento Conecta PI, em celebração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual. Realizado na Reitoria da instituição, o encontro reuniu servidores, estudantes e parceiros para discutir inovação, apresentar registros de propriedade intelectual e fortalecer a cultura de proteção e valorização do conhecimento gerado no IFTM.
A edição deste ano teve como destaque projetos que trouxeram ativos e indicadores em inovação para o Campus Uberlândia, refletindo o compromisso da instituição com a produção científica de impacto e a valorização do conhecimento aplicado.
Um dos destaques foi o projeto “Dominó Molecular 3D”, apresentado pela professora Carla Regina Amorim dos Anjos Queiroz, do Campus Uberlândia. A iniciativa, desenvolvida no Bioquif Clube de Ciências, em parceria com o professor Carlos Magno Medeiros Queiroz, do Campus Uberlândia Centro, transforma o tradicional jogo de dominó em uma ferramenta pedagógica para o ensino de geometria molecular, com peças produzidas em impressoras 3D. O projeto já teve o pedido de registro de desenho industrial e de marca submetido ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), representando um marco para o IFTM na área de proteção da propriedade intelectual.
Outro exemplo de inovação veio da professora Letícia Vieira Castejon, também do Campus Uberlândia, com o projeto que resultou no registro de patente de uma bebida à base de sementes de baru. A pesquisa foi desenvolvida em parceria com o professor Sidney Fernandes Bandeira e o estudante Douglas Marcelino Machado, bolsista de pesquisa desde 2022, com início a convite do professor Luís Augusto — responsável pela área do sistema ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) e coordenador do Grupo de Estudos em Sistemas Agrossilvipastoris (GESA). O projeto teve como ponto de partida os estudos sobre a qualidade dos frutos de baru e seu potencial alimentar. A bebida foi apresentada inicialmente no evento FNP (Feira de Novos Produtos) e, após reconhecimento pelo NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica), avaliação da professora Kety Rosa de Barros Caparelli (ex-coordenadora do NIT/IFTM) como potencial inovador e mentorias do INPI, culminou no registro da patente em 2024. Os estudos continuam em andamento como projeto de pesquisa, com participação dos grupos GESA e GEPEF (Grupo de Estudos, Pesquisa e Ensino em Fruticultura).
Além disso, foi apresentada a patente depositada pela professora Estelamar Maria Borges Teixeira, do IFTM Campus Uberaba, relacionada a um macarrão instantâneo saudável, desenvolvida em colaboração com a professora Cláudia Maria Tomás Melo.
A programação do Conecta PI contou ainda com uma sessão de pitch com os pedidos de PI do ano, palestras, mesas-redondas sobre parcerias em inovação e um coquetel de encerramento. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) e coordenado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), sob responsabilidade do professor Rodrigo Rossi, entidades que desempenham papel essencial no apoio à inovação e à proteção das criações acadêmicas do IFTM.