Projeto de extensão “Painel Vivo” é lançado no IFTM Campus Patos de Minas
Crédito: Equipe executora do projeto de extensão Painel Vivo
No dia 06/05, os servidores da Prefeitura de Patos de Minas, Alex de Castro Borges, arquiteto técnico da Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep), e Sheila Versiani, arquiteta coordenadora de Educação Patrimonial, estiveram no IFTM Campus Patos de Minas para ministrar palestra sobre a arquitetura da cidade. Imagens significativas do início da edificação de Patos de Minas, até os dias atuais, foram exibidas, colocando em destaque uma expressividade de estilos arquitetônicos.
A palestra foi viabilizada pela professora de Artes, Cristina Matos, e teve como público-alvo os estudantes das turmas de terceiros anos do ensino médio integrado, responsáveis por colocar em prática o painel vivo, proposta artístico-pedagógica da disciplina de Artes e que, neste ano de 2025, se tornou um projeto de extensão.
A presença do arquiteto marca o início do projeto Painel Vivo, que neste ano está comemorando a sua oitava edição e terá como temática museus artísticos e abordará, além de uma imagem visual, a arquitetura de relevantes museus espalhados pelo mundo.
Os estudantes, utilizando de seus próprios corpos, além de fazerem a releitura de icônicas obras visuais em 3D, expostas em diferentes museus do mundo, também farão uma maquete que mostrará a fachada do museu estudado.
Os alunos estão imersos, desde março, em estudos e ações para a realização prática do projeto deste ano. As visitações ocorrerão no dia 06/06, das 9h às 12h30, para estudantes e servidores do IFTM Campus Patos de Minas e também para a comunidade externa. Além disso, alunos e alunas de nonos anos da Escola Municipal Norma Borges Beluco também terão a oportunidade de prestigiar as apresentações, por meio de uma visita guiada às 12 obras que retratam diferentes estilos arquitetônicos do mundo, desde estruturas clássicas, passando por estilos modernos até estéticas contemporâneas.
De acordo com professora Cristina, “a palestra do arquiteto Alex Borges ilustrou de forma valiosa a relevância deste tema para as artes, bem como a importância de se conhecer o espaço arquitetônico e urbanístico que todos nós coabitamos ”.