Inovação, Educação e Tecnologia

Revista InovaEducaTech, lançada com foco em pesquisa e inovação na Educação e Tecnologias, conta com a colaboração de estudantes do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do IFTM Campus Uberaba

A Publicação científica idealizada reúne artigos de diversas instituições e abre espaço para divulgação de pesquisas interdisciplinares
Publicado em 07/05/2025 22:21 Atualizado em 07/05/2025 22:23
Compartilhe:
Compartilhe:
Imagem em tons de azul. Uma jovem mulher, de perfil, com cabelos castanhos e óculos, veste blusa azul. Dentro de sua silhueta, brilham símbolos de educação e tecnologia: lâmpada, livro, engrenagens e circuitos. Linhas conectam os símbolos, formando uma rede neural que representa criatividade e inovação.
Imagem em tons de azul. Uma jovem mulher, de perfil, com cabelos castanhos e óculos, veste blusa azul. Dentro de sua silhueta, brilham símbolos de educação e tecnologia: lâmpada, livro, engrenagens e circuitos. Linhas conectam os símbolos, formando uma rede neural que representa criatividade e inovação.
Crédito: Divulgação

Foi lançado no dia 28 de abril o primeiro volume da Revista Científica InovaEducaTech, periódico de acesso aberto voltado à divulgação de pesquisas nas áreas da Educação, Tecnologias, Engenharias e Computação. A revista é fruto da iniciativa de Cristiano Silveira Silva, egresso do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberaba, e contou com o apoio de docentes e pesquisadores que se uniram para viabilizar a proposta.

A publicação nasceu com o objetivo de ampliar o espaço para a produção científica interdisciplinar, fortalecendo o papel da pesquisa e da inovação no campo educacional. Ao lado de Cristiano, estiveram Ricael Spirandeli Rocha, Elizangela Macedo Brito e Franciely Pereira Moreira, que atuaram na organização editorial, na obtenção de registro ISSN e prefixo DOI, além da estruturação da equipe de revisores e editais de chamamento.

“A realização do sonho de lançar uma revista científica consolidada é fruto da união, empenho e crença no poder da educação e da pesquisa”, afirma Ricael. Para Elizangela, a criação da revista representa um avanço significativo: “É uma oportunidade incrível ter um espaço voltado para a inovação educacional”.

Cristiano, idealizador do projeto, destaca o caráter coletivo da iniciativa e os desafios enfrentados ao longo do caminho. “A revista nasceu da vontade de criar um canal acessível e qualificado para quem pesquisa nas áreas da educação e tecnologias. Foi um processo de muito aprendizado, e ver esse primeiro volume publicado mostra o quanto o trabalho em equipe e a persistência fazem a diferença”, avalia.

O projeto tem recebido o apoio de pesquisadores de diferentes instituições, incluindo docentes do IFTM como Adriano Eurípedes, Hugo Leonardo Pereira Rufino, Danielli Lima, Geraldo Gonçalves de Lima, Jaqueline Massiat e Bruno Pereira Garcês, que colaboram como autores e avaliadores.

Coordenador do PPGET, Adriano Eurípedes Medeiros Martins destaca o rigor acadêmico envolvido. “A criação da Revista InovaEducaTech é a consolidação de alguém que busca fazer e fazer bem feito. Esse cuidado e meticulosidade ficam evidentes na qualidade dos artigos e na construção editorial do primeiro volume.”

Já o professor Hugo Leonardo Pereira Rufino relembra que a ideia surgiu no início da trajetória acadêmica de Cristiano. “Desde a primeira reunião, ele já demonstrava persistência. Enfrentou diversos desafios para tirar o projeto do papel e agora colhe os resultados. Ainda em abril, além do lançamento da revista, foi aprovado em um programa de doutorado.”

Com periodicidade de fluxo contínuo, a revista já está com submissões abertas para futuras edições. Embora não esteja vinculada a uma disciplina específica, integra ações de fomento à pesquisa e extensão e conta com vínculo institucional ao programa de mestrado em Engenharia de Materiais do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O primeiro volume da InovaEducaTech pode ser acessado neste link.

A expectativa é que a publicação se consolide como referência no debate sobre inovação, ensino e tecnologia.

Compartilhe:

Notícias relacionadas