Comunicado

Nota de pesar e solidariedade

O IFTM manifesta profundo pesar pela tragédia ocorrida no dia 8 de maio, em uma escola da rede particular de Uberaba (MG). A instituição expressa solidariedade às famílias, amigos e à comunidade escolar, reconhecendo a dor e o impacto do acontecimento, que convida à reflexão coletiva.
Publicado em 09/05/2025 09:00 Atualizado em 09/05/2025 12:43
Compartilhe:
Compartilhe:
Nota de pesar
Nota de pesar
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) manifesta profundo pesar pela tragédia ocorrida no dia 8 de maio, em uma escola da rede particular de Uberaba (MG). Neste momento, expressamos nossas condolências e solidariedade às famílias dos adolescentes diretamente envolvidos, bem como aos amigos, colegas de escola, professores e toda a comunidade escolar. Reconhecemos o impacto profundo e a tristeza que este acontecimento causa em todos nós e nos trazem, também, a reflexão.

Inspirados no espírito educador e acolhedor que guia nossas ações, reafirmamos nosso compromisso com a educação pautada no respeito, na empatia, na cultura da paz, no acolhimento e na compaixão. Parafraseando Vera Dias[1], nossas palavras para toda a comunidade são de acolhimento ao susto, à perplexidade, ao medo e à insegurança que o episódio desperta; empatia no sentido de nos colocarmos no lugar das famílias atingidas e com elas sentir sua dor; e compaixão no sentido de não julgar, não rotular, não emitir opiniões e boatos irresponsáveis.

Repudiamos toda forma de violência, física, psicológica ou simbólica, e acreditamos que a escola é um espaço de aprendizado, acolhimento e segurança. Seguimos empenhados em cultivar ambientes escolares saudáveis, essenciais para o desenvolvimento humano e cidadão. Nesse sentido, no IFTM, temos fortalecido ações de prevenção à violência, ao preconceito e à exclusão e trabalhando ações de inclusão, respeito e valorização das diferenças em todas as suas formas.

Nós do IFTM, colocamo-nos à disposição para apoiar, ouvir e caminhar juntos na (re)construção do sentimento de segurança e paz, acreditando que, apenas com o coletivo, todos conseguirão encontrar conforto e esperança, transformando a dor em união e aprendizado por meio do amor e da solidariedade.

 

[1] Vera Lucia Dias é Terapeuta do Luto, presidente do Instituto Renovare-CEMAE  (Centro de Estudos sobre a Morte e Apoio à Enlutados) e Coordenadora do Projeto Fenice - Renascendo das Cinzas, voltado para pais enlutados.

Compartilhe:

Notícias relacionadas