Neabi

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFTM Campus Uberaba realiza minicurso sobre teoria anticolonial

Evento acontece nos dias 12 e 13 de maio, em alusão à abolição formal da escravidão no Brasil, com participação de pesquisadores reconhecidos nas áreas de Geografia, História e Educação
Publicado em 09/05/2025 17:29 Atualizado em 09/05/2025 17:30
Compartilhe:
Compartilhe:
Imagem com fundo em tons de laranja e marrom. À esquerda, há a ilustração de um tambor africano estilizado. À direita, o perfil de uma mulher negra com olhos fechados, usando turbante, brincos circulares grandes e colares. Um pássaro alaranjado está pousado próximo ao seu pescoço. Ao centro, uma faixa vertical com padrões geométricos em losango.
Imagem com fundo em tons de laranja e marrom. À esquerda, há a ilustração de um tambor africano estilizado. À direita, o perfil de uma mulher negra com olhos fechados, usando turbante, brincos circulares grandes e colares. Um pássaro alaranjado está pousado próximo ao seu pescoço. Ao centro, uma faixa vertical com padrões geométricos em losango.
Crédito: Divulgação

Nos dias 12 e 13 de maio, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFTM Campus Uberaba promove o minicurso “Teoria Anticolonial”, ação formativa que convida à reflexão crítica sobre as heranças do colonialismo e suas manifestações nas estruturas sociais contemporâneas. Realizado em alusão ao 13 de maio — data que marca a abolição oficial da escravidão no Brasil — o evento ocorrerá no auditório Padre Agostinho Zago e terá carga horária de 8 horas, com emissão de certificado.

A presidente do NEABI, Maria Djanira de Oliveira, destaca o sentido político e simbólico da iniciativa: “realizar essa atividade no mês de maio é reconhecer que a Lei Áurea, por si só, não significou liberdade real para o povo negro. Sem políticas de reparação, a abolição perpetuou desigualdades e estruturou o racismo como norma social.”

Para Djanira, o pensamento anticolonial deve ultrapassar os muros da academia. “É um compromisso com a escuta, com a reconstrução coletiva e com o reconhecimento de saberes historicamente silenciados.”

A programação do minicurso começa na segunda-feira, 12 de maio, às 14h, com a aula “Educar o homem para vencer a guerra, criar uma sociedade nova e desenvolver a pátria”, inspirada na obra de Samora Machel. A atividade será conduzida pelo professor Mauro Cristiano de Paula Silva, docente do IFTM Campus Uberaba, doutorando e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), cujas pesquisas abordam as relações entre trabalho, meio ambiente e territorialidades periféricas.

Na terça-feira, 13 de maio, às 14h30, Mauro ministra a segunda aula do minicurso, baseada no texto “Onda negra, medo branco: o negro no imaginário das elites”, da historiadora Célia Azevedo. O encontro propõe uma análise das formas como o racismo foi incorporado às narrativas políticas e culturais das elites brasileiras, moldando estruturas de exclusão que persistem até os dias atuais.

À noite, a partir das 19h, o evento se estende com duas palestras conduzidas por convidados da UFU. A primeira, “O Poder Anticolonial: as ideias de Frantz Fanon”, será apresentada pelo professor Túlio Barbosa, doutor em Geografia pela UNESP e em História pela UFU, docente do Instituto de Geografia e coordenador do Núcleo Teoria Anticolonial. Sua atuação é reconhecida por trabalhos voltados às epistemologias do sul, formação docente crítica e pensamento emancipador.

Logo após, às 20h, a professora Jane Maria dos Santos Reis ministrará a palestra “Racismo e racismo ambiental”. Doutora em Educação pela UFU, Jane é coordenadora da Divisão de Licenciatura da PROGRAD e vice-coordenadora executiva do NEAB/UFU. Com certificação em Estudos Afro-Latino-Americanos pela Universidade de Harvard, tem se destacado nacionalmente por suas pesquisas em relações étnico-raciais, ações afirmativas e enfrentamento ao racismo institucional.

Para Maria Djanira, ao trazer para o centro do debate autores como Samora Machel, Célia Azevedo e Frantz Fanon, o NEABI evidencia que a educação é uma ferramenta de emancipação. E esse processo começa aqui: no diálogo, na coragem de enfrentar privilégios e na disposição de reescrever narrativas”.

O minicurso “Teoria Anticolonial” é gratuito, e integra as ações do NEABI do Campus Uberaba voltadas à promoção da equidade racial, do pensamento crítico e da transformação social.

 

Programação

Segunda-feira | 12 de maio


Aula 1

14h às 16h30 -"Educar o homem para vencer a guerra, criar uma sociedade nova e desenvolver a pátria", professor mestre Mauro Cristiano de Paula Silva (IFTM Campus Uberaba)

15h às 15h30 – Coffee break

 

Terça-feira | 13 de maio

Aula 2

14h30 às 16h30 - "Onda negra, medo branco: o negro no imaginário das elites", professor mestre Mauro Cristiano de Paula Silva (IFTM Campus Uberaba),

15h às 15h30 – Coffee break

Palestras

19h às 20 - "O Poder Anticolonial: as ideias de Frantz Fanon", professor doutor Túlio Barbosa (UFU)

20h às 20h30 - Coffee break

20h30 às 21h30 - "Racismo e racismo ambiental”, professora doutora Jane Maria dos Santos Reis (UFU)

Compartilhe:

Notícias relacionadas