IFTM recebe primeiros doutorandos estrangeiros pelo programa Move la America
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos - Ana Clara Santos Costa
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) realizou, no dia 12 de maio, uma recepção oficial para os primeiros doutorandos estrangeiros recebidos pela instituição por meio do programa Move la America, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os intercambistas, vinculados à Universidad de la Costa, na Colômbia, realizarão estágio doutoral (modalidade sanduíche) durante cinco meses, com financiamento integral do programa.
A cerimônia foi organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPI) e contou com a presença de professores e representantes institucionais. O coordenador de Pós-Graduação do IFTM, Welisson Marques, destacou o caráter inédito e estratégico da iniciativa. “É a primeira vez que o Instituto não apenas traz doutorandos estrangeiros para um período de estágio de cinco meses, mas também com bolsas pelo Programa Move la America da CAPES. É um ganho acadêmico muito grande, do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET), do Campus Uberaba e do IFTM como um todo!”, afirmou.
Também participaram do evento o diretor de Inovação do IFTM, Rodrigo Rossi, que abordou oportunidades de cooperação com empresas e instituições internacionais, e a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, Erica Crosara, que apresentou as potencialidades de pesquisa e inovação no IFTM e destacou possibilidades de parcerias acadêmicas e tecnológicas com as instituições representadas pelos pesquisadores visitantes.
Durante a recepção, cada doutorando fez uma breve apresentação, destacando suas áreas de pesquisa e perspectivas de colaboração. Os quatro pesquisadores desenvolvem estudos na área de Inovação, com foco em desafios da indústria, empreendedorismo e articulação entre academia e setor produtivo. No IFTM, serão coorientados por docentes do PPGET: Adriano Martins, Anderson Brettas, Danielli Lima e Welisson Marques.
Segundo Welisson Marques, a vinda desses pesquisadores representa uma importante conquista para o IFTM, que amplia sua inserção internacional e fortalece os vínculos entre pesquisa, inovação e desenvolvimento. O programa Move la America contempla bolsas de doutorado, auxílio deslocamento e recursos para a realização das pesquisas, promovendo uma integração efetiva entre instituições latino-americanas e o sistema nacional de pós-graduação. “Contando auxílios, bolsas, passagens e custeio pela CAPES, o IFTM receberá no total aproximadamente R$ 110.000,00 de recursos para execução dos quatro projetos”, concluiu Welisson.
Programa Move La America
O Programa Move La América tem como objetivo complementar os esforços de internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras por meio da atração de discentes vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, permitindo-se o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação e a criação de um ambiente institucional internacional.
O Programa concede bolsas para estudantes de Mestrado ou Doutorado vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, nas modalidades mestrado e doutorado sanduíche no Brasil com vistas a realizarem estágio, pesquisas, atividades de extensão e, eventualmente, cursarem disciplinas em Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, Institutos Federais ou Institutos de Pesquisa, sempre em áreas relacionadas à sua área de atuação.
Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET)
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET), oferece cursos de Mestrado e Doutorado Profissional no Campus Uberaba. Reconhecido pela CAPES com nota 4, o programa se destaca pela formação de profissionais altamente qualificados para atuar na Educação Profissional e Tecnológica.
O principal objetivo do PPGET é capacitar pesquisadores e educadores capazes de promover a inovação, atender às demandas sociais e produtivas, e contribuir para o desenvolvimento nacional, regional e local. A proposta é integrar ciência, tecnologia e práticas educacionais avançadas, fortalecendo a atuação profissional e o impacto social da educação.