Projeto do IFTM Campus Uberlândia Centro bate recorde de inscrições para desenvolvimento gratuito de landing pages
Crédito: Divulgação
O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), divulgou nesta semana o resultado final da chamada pública que selecionou propostas da comunidade externa para o desenvolvimento gratuito de páginas web do tipo landing page. Ao todo, 34 propostas foram submetidas, sendo o maior número de participantes desde que o projeto foi criado. Dessas, sete foram selecionadas, outras 21 propostas foram classificadas para a lista de espera e seis foram eliminadas por não atenderem ao critério de coerência com o objeto do edital.
O edital fez parte das ações de curricularização da extensão, e o desenvolvimento será feito a partir da disciplina “Projeto Front-end Web JavaScript”, do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet. A seleção foi realizada por meio de sorteio público e, segundo o coordenador da ação, professor Wilton de Paula Filho, o resultado superou as expectativas. “Foi o maior número que a gente teve de inscritos até hoje, desde o primeiro momento que a gente ofertou o projeto. Foram quase cinco candidatos por vaga”, afirmou.
As atividades tiveram início no dia 8 de maio com a primeira reunião à distância entre os grupos de estudantes e os clientes selecionados. Entre os inscritos, há propostas de clínica odontológica, fisioterapia, confeitaria, advocacia, turismo, coworking, entre outros, o que demonstra a variedade de setores interessados no serviço.
O professor Wilton também destaca o alcance territorial da iniciativa: “Dois clientes são de fora da cidade: um com DDD de Belo Horizonte e outro da região Norte de Minas Gerais”. Todos os projetos serão conduzidos remotamente, sob a orientação docente, até o encerramento da disciplina no final do semestre.
A ação tem como objetivo proporcionar aos estudantes do 3º período do curso de Sistemas para Internet a aplicação prática dos conhecimentos aprendidos em sala, por meio da resolução de problemas reais trazidos pela comunidade. Cada landing page será desenvolvida com ferramentas gratuitas, terá código aberto, e seguirá as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O único custo eventual para os contemplados refere-se à contratação de domínio ou hospedagem, caso desejem manter a página ativa após o projeto.