De Toronto para o Brasil: Delegação do IFTM retorna de intercâmbio transformador no Canadá
Crédito: Arquivo CENID
No dia 15 de maio, chegou ao fim uma jornada inesquecível para um grupo de estudantes e servidoras do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), que participaram de um intercâmbio internacional na vibrante cidade de Toronto, no Canadá. Representando o IFTM Campus Patrocínio, os estudantes Victória Corsi e Murilo Ferreira, acompanhados pelas docentes Elisa Ribeiro e Maria de Lourdes Ribeiro, do IFTM Campus Uberlândia Centro, vivenciaram uma imersão cultural e acadêmica repleta de descobertas e crescimento.
O grupo participou de um programa intensivo na renomada instituição ILSC Toronto, com foco no aperfeiçoamento da língua inglesa. A programação incluiu não apenas aulas de inglês, mas também workshops temáticos, visitas técnicas e uma rica agenda de atividades culturais e de intercâmbio profissional. A experiência foi ainda mais enriquecedora ao ser compartilhada com representantes de outras instituições federais, como o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), promovendo um verdadeiro mosaico de saberes e experiências.
“Ao retornarem ao Brasil, eles chegam com novos conhecimentos, experiências valiosas e uma visão ampliada sobre educação, cultura e práticas profissionais em âmbito internacional” comentou Joyce Braga, coordenadora geral do Centro de Idiomas e Internacionalização (CENID). “Esse intercâmbio reafirma o compromisso do IFTM com a formação de cidadãos globais, críticos e preparados para atuar em um mundo cada vez mais conectado, diverso e desafiador”, completou a coordenadora.
Segundo Joyce essa ação é parte dos esforços contínuos da instituição em internacionalizar o ensino e ampliar horizontes, por meio dos editais de mobilidade acadêmica. “Essas oportunidades são muito valiosas para quem deseja se desenvolver tanto no campo acadêmico quanto pessoal”, finalizou Braga.
Fica o convite aos estudantes do IFTM: fiquem atentos aos próximos editais de intercâmbio! Quem sabe a próxima experiência transformadora no exterior não será a sua?