NIT

IFTM abre seleção para bolsista em pesquisa e inovação tecnológica com apoio da FAPEMIG

Vaga oferece R$ 2.200 mensais para dedicação de 30h semanais. Inscrições até 27 de maio
Publicado em 20/05/2025 13:40 Atualizado em 20/05/2025 14:47
Compartilhe:
Compartilhe:

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI) e da Coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), torna pública a chamada para o processo seletivo para provimento de 01 (uma) bolsa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

A bolsa de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação – BDCTI tem o valor de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) mensais, para dedicação de 30h semanais, por um período de até 18 meses.

Podem se inscrever nesse processo seletivo estudante regular de mestrado ou mestre em área compatível com as atividades previstas no projeto ou possuir título de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Informática, Ciências Econômicas, Direito, Gestão Pública e áreas afins, com no mínimo 2 (dois) anos de efetiva experiência (profissional ou de estágio) em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou inovação, relacionadas com as atividades do projeto.

Além dos requisitos acadêmicos, são desejáveis as seguintes características para os candidatos: boa redação, conhecimento sobre proteção de propriedade intelectual, normas e funcionamento de núcleo de inovação tecnológica, experiência em contratos entre instituições públicas e privadas, busca de anterioridade, redação de patentes, domínio geral de informática e conhecimento básico do inglês.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 27 de maio e devem ser efetivadas por meio do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição e inserção de documentos digitalizados (formato PDF) conforme item 3 do edital.

Seleção

O processo de seleção será constituído pela análise curricular com os respectivos documentos comprobatórios e de um Pitch de 3 minutos, cujo link do YouTube com o vídeo deve ser disponibilizado no formulário de inscrição.  

A análise dos currículos dos candidatos inscritos será realizada conforme tabela de pontuação disponível no item 5 do edital. Serão pontuados apenas os requisitos realizados nos últimos 5 anos, devidamente comprovados através de documentação apresentada. No requisito de formação acadêmica, será pontuado apenas o maior título obtido.

No Pitch serão analisados critérios como clareza e coerência na comunicação, originalidade e viabilidade técnica, conhecimento de normas e propriedade intelectual, experiência em contratos e patentes, demonstração de domínio de informática, uso básico de Inglês e habilidades de apresentação (verbal e não‑verbal).

Resultado

Segundo o cronograma do edital, o resultado preliminar será disponibilizado no dia 25 de junho, e o resultado definitivo, no dia 31 de junho. Ambos na página de editais de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFTM.

Para mais informações, leia a íntegra do edital na página de editais de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFTM.

Compartilhe:

Notícias relacionadas