Reestruturação

IFTM moderniza estrutura organizacional com foco em inovação, governança e eficiência institucional

Mudanças no Regimento Interno buscam modernizar a gestão para melhor servir à comunidade
Publicado em 28/05/2025 10:00 Atualizado em 28/05/2025 10:12
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida da entrada da Reitoria do IFTM
Fotografia colorida da entrada da Reitoria do IFTM
Crédito: Mariângela Castejon - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) aprovou, em reunião especial do Conselho Superior (Consup) realizada no dia 23 de abril, uma série de alterações no Regimento Interno da Reitoria. As mudanças integram um processo de modernização da estrutura organizacional da instituição, com o objetivo de promover maior alinhamento às diretrizes federais, fortalecer a governança e fomentar a inovação e a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade.

Segundo Sany Jaqueline da Rocha Martins, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, “essas atualizações refletem a necessidade constante de adaptação às mudanças legislativas e às políticas públicas, consolidando o IFTM como uma instituição ágil, estratégica e comprometida com sua missão institucional.”

Entre os principais destaques dessa modernização, estão:

  • Criação da Diretoria de Governança e Planejamento (DGPlan), que passa a coordenar ações estratégicas voltadas à transparência, à integridade e ao planejamento institucional. Subordinadas a ela, foram criadas a Coordenação de Integridade, Transparência e Acesso à Informação; a Coordenação de Sustentabilidade (transferida da PROAD) e a nova Coordenação de Planejamento e Projetos Estratégicos.
  • Reestruturação da área de Gestão de Pessoas, que passa a se chamar Diretoria de Gestão de Pessoas e Carreiras. Diversas unidades foram renomeadas e tiveram suas atribuições atualizadas, com foco em valorização profissional, desenvolvimento e gestão estratégica de pessoas.
  • Inclusão da Equipe de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (ETIR) entre os órgãos de assessoramento da Reitoria.
  • Alteração da subordinação da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), que deixa a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) e passa a responder diretamente à Reitoria. Também foram ajustadas atribuições e nomenclaturas de suas coordenações internas.
  • Atualização da estrutura da área de Extensão, com a renomeação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura para Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (PROEXT). Também foram criadas novas coordenações e ajustadas subordinações com foco em políticas estudantis e esporte.
  • Criação da Coordenação Geral de Inovação e Empreendedorismo, subordinada à Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação, e a qualificação do Polo de Inovação Embrapii como unidade autônoma, visando à continuidade e expansão de projetos voltados ao desenvolvimento tecnológico.
  • Extinção de unidades que compunham a antiga Diretoria Executiva, bem como a revisão de nomenclaturas e funções de outras áreas estratégicas, como a Corregedoria, agora chamada Unidade Setorial de Correição, e a Secretaria das Unidades Apuratórias (SUA).

“A atualização da estrutura organizacional e do regimento interno representa mais do que uma mudança administrativa: é parte de um movimento institucional que prioriza a eficiência, a integração e a construção coletiva”, afirma Sany, que completa dizendo que “ao alinhar sua estrutura às melhores práticas de gestão pública, o IFTM reafirma seu compromisso com a excelência no serviço público, com a transparência e com o desenvolvimento regional.”

É importante destacar que todas as modificações aprovadas no Regimento Interno da Reitoria passarão, em um segundo momento, por revisão e consulta pública à comunidade acadêmica, em conjunto com as atualizações dos regimentos dos campi. Esse processo já foi iniciado e, a partir de junho de 2025, a comunidade será convidada a participar ativamente na construção coletiva dos novos regimentos, contribuindo para um modelo de gestão ainda mais participativo, transparente e alinhado aos valores institucionais do IFTM.

Compartilhe:

Notícias relacionadas