Projeto

Oitava edição do Projeto Artístico Painel Vivo do IFTM Campus Patos de Minas celebra obras e museus de diferentes países

No dia 06/06, como atividade integrante da Mostra de Saberes, estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio promoveram a exposição de arte Painel Vivo
Publicado em 16/06/2025 08:20 Atualizado em 17/06/2025 12:48
Compartilhe:
Compartilhe:
Professora Cristina e grupo de estudantes representando o Museu Egípcio
Professora Cristina e grupo de estudantes representando o Museu Egípcio
Crédito: Equipe executora do projeto de extensão

Celebrando a sua oitava edição, neste ano de 2025, o projeto foi submetido e aprovado no programa de apoio a Projetos de Extensão do IFTM – Projetos de Arte e Cultura, edital Proext N° 9/2024. Intitulado “Projeto Artístico Painel Vivo: cartografias de museus”, a temática trabalhada pelos estudantes foi a de museus artísticos e obras de arte que fizeram ou ainda fazem parte da nossa história.

Os discentes, além de fazerem a representação de uma das obras visuais do museu, também ficaram responsáveis pela reprodução da maquete da fachada do museu.  Foram semanas de muita dedicação e de trabalho em grupo; muitos desafios surgiram, mas também muitas memórias afetivas foram criadas.

Doze museus, espalhados pelo mundo, foram representados:

Museu Solomon R. Guggenheim – Estados Unidos
Museu Hermitage - Rússia
MASP - Brasil 
Museu Acrópole - Grécia 
Museu do Louvre- França 
Museu de Orsay - França
Museu de Tóquio - Japão
Museu Rijkics - Holanda
Museu Egípcio - Egito
Museu Soumaya - México
Museu de Viena – Áustria

De acordo com a professora de Artes, Cristina Matos, coordenadora do projeto, “os trabalhos trazem uma complexidade enorme em sua produção e atuam como grandes ferramentas de aprendizado, enriquecendo cada vez mais o lado cultural de cada um dos alunos. A dedicação das turmas envolvidas faz com que o projeto se supere a cada ano, evidenciando potências artísticas dos alunos que aprendem sobre importantes obras e artistas. As performances realizadas por eles revelam interdisciplinaridades que enriquecem o repertório sobre arte, países, arquitetura e cultura em geral.”

Cristina também destaca o caráter inclusivo e extensionista do projeto, pois assim como ocorreu em anos anteriores, estudantes de nonos anos tiveram a oportunidade de ir ao campus para prestigiarem a exposição. Neste ano, 67 alunos da escola municipal Maria Inês Rubinger foram os convidados a participar desse momento. Também estiveram presentes no campus, Geenes Alves e Ivan Rosa, representando a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Patos de Minas, assim como alguns familiares dos estudantes e egressos do campus.  E, buscando trabalhar ainda mais a inclusão e a acessibilidade dos dois estudantes deficientes visuais das turmas de terceiros anos, a produção de maquetes possibilitou que eles, por meio do tato, também pudessem perceber a arquitetura de cada um dos doze museus, além do contato com as obras de artes.

Compartilhe:

Notícias relacionadas