Meio Ambiente

Cartazes com causa: estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do IFTM Campus Uberaba mobilizam consciências na Semana do Meio Ambiente

Proposta criativa transformou a instituição em espaço de reflexão ambiental
Publicado em 17/06/2025 19:53 Atualizado em 17/06/2025 19:55
Compartilhe:
Compartilhe:
Imagem registrada em área externa gramada do IFTM Campus Uberaba. Em destaque, há um cartaz feito em papel kraft preso em duas estacas de madeira fincadas no chão. O cartaz está escrito manualmente com caneta preta em letra cursiva e contém a seguinte frase: “O homem é parte da natureza e sua guerra contra a natureza é, inevitavelmente, uma guerra contra si mesmo”. Abaixo da frase, foram coladas pequenas figuras de flores coloridas. Ao fundo, é possível ver outro cartaz semelhante e parte do canteiro e da calçada do campus
Imagem registrada em área externa gramada do IFTM Campus Uberaba. Em destaque, há um cartaz feito em papel kraft preso em duas estacas de madeira fincadas no chão. O cartaz está escrito manualmente com caneta preta em letra cursiva e contém a seguinte frase: “O homem é parte da natureza e sua guerra contra a natureza é, inevitavelmente, uma guerra contra si mesmo”. Abaixo da frase, foram coladas pequenas figuras de flores coloridas. Ao fundo, é possível ver outro cartaz semelhante e parte do canteiro e da calçada do campus
Crédito: Cláudio Márcio Castro

Com criatividade, engajamento e senso coletivo, estudantes do 2º ano do curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio do IFTM Campus Uberaba deram vida a uma ação que levou a discussão sobre sustentabilidade para fora da sala de aula. A atividade, realizada no dia 4 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, consistiu na produção de cartazes com frases de impacto sobre temáticas ambientais.

Sob a orientação dos professores Cláudio Márcio de Castro e Magda Stella de Melo Martins, os estudantes construíram mensagens visuais marcantes, que foram espalhadas por diferentes pontos do campus, como gramados, corredores e próximos ao auditório. A intenção era provocar reflexão e ampliar o alcance da educação ambiental.

Ao refletir sobre a experiência, o professor Cláudio afirmou: “promover a construção dos cartazes durante a Semana do Meio Ambiente foi uma experiência transformadora. Além de colocar em prática conhecimentos técnicos, conseguimos levar mensagens impactantes para toda a comunidade acadêmica. Ver as criações espalhadas pelo campus, despertando reflexões sobre preservação ambiental mostrou como pequenas ações podem gerar grandes mudanças”.

A atividade se destacou por cumprir três funções fundamentais na formação dos estudantes e no impacto coletivo da ação. Sintetizando problemas ambientais em frases curtas e acessíveis, os alunos exercitaram o pensamento crítico e consolidaram o entendimento de temas como poluição, conservação e sustentabilidade. Ao espalhar os cartazes pelos espaços abertos do campus, o grupo transformou o ambiente escolar em um espaço de mobilização e diálogo. Com mensagens diretas que alcançaram toda a comunidade acadêmica, a iniciativa também promoveu uma sensibilização coletiva voltada à responsabilidade socioambiental no cotidiano.

A estudante Victória Morais Vitorino da Silva também valorizou a atividade. Comentou que se sentiu mobilizada ao participar da construção dos cartazes e destacou a importância de criar esses momentos de conscientização. “Acredito que iniciativas como essa são fundamentais para promover a conscientização. Também acho superimportante termos esse tipo de momento, principalmente agora, neste mês em que se fala tanto sobre o meio ambiente. É uma forma de lembrar que cada um pode fazer a sua parte, mesmo que sejam coisas simples no dia a dia. E, quando a gente se junta, isso ganha uma força ainda maior!”, afirmou.

A atividade integra o conjunto de ações educativas do curso Técnico em Meio Ambiente e deve contar com novas edições em próximos anos. A iniciativa também reafirma o compromisso da formação técnica com a sensibilização socioambiental, ao mostrar que a educação ambiental pode ser vivenciada de forma concreta, em experiências que aproximam teoria, prática e engajamento coletivo.

Compartilhe:

Notícias relacionadas