Meio Ambiente

Durante o mês de junho, IFTM Campus Uberaba desenvolve ampla programação em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho

Estudantes e docentes do curso Técnico em Meio Ambiente mobilizam a comunidade com oficinas, exposições, plantios e outras atividades voltadas à conscientização ambiental
Publicado em 17/06/2025 11:17 Atualizado em 17/06/2025 11:20
Compartilhe:
Compartilhe:
Em um gramado iluminado pelo sol, um grupo de 10 pessoas posa sorridente ao redor de uma pequena árvore recentemente plantada, sinalizada com uma placa vermelha onde se lê
Em um gramado iluminado pelo sol, um grupo de 10 pessoas posa sorridente ao redor de uma pequena árvore recentemente plantada, sinalizada com uma placa vermelha onde se lê "Meio Ambiente 2022". Ao fundo, vê-se um prédio do IFTM Campus Uberaba com janelas verdes e parede branca. O grupo é composto por estudantes e docentes, que vestem roupas casuais e se posicionam de maneira descontraída. À direita da imagem, uma folha de palmeira invade parcialmente o enquadramento.
Crédito: Joyce Silvestre

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o IFTM Campus Uberaba promove, ao longo de todo o mês de junho, uma programação diversificada voltada à conscientização ambiental. As atividades são conduzidas pelo curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio e envolvem estudantes, professores e a comunidade externa, com o objetivo de refletir sobre a importância da preservação diante das atuais crises ambientais.

A abertura das ações ocorreu no dia 3 de junho, com a participação da professora Joyce Silvestre de Sousa no lançamento do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Reitoria do IFTM, onde atuou como palestrante. A partir daí, uma série de atividades foi desenvolvida no campus, destacando-se pela integração entre ensino, criatividade e engajamento ambiental. Um dos exemplos foi a aplicação de jogos ambientais, elaborados pelos estudantes do 7º período de Ciências Biológicas, junto aos alunos do 2º ano do curso técnico, também sob coordenação da professora Joyce.

A sensibilização por meio da arte e da expressão cultural também marcou presença na programação. Os estudantes do 1º e 2º anos do curso técnico participaram da 4ª edição da exposição de fotografias "A beleza está nos detalhes: o IFTM Campus Uberaba em foco". Além disso, foram lançados clipes de paródias com foco na conservação da água, bem como vídeos que ressaltam a beleza do espaço do campus. Todas essas ações foram conduzidas sob orientação da professora Joyce Silvestre, que ressalta: “Cada atividade é uma oportunidade de refletir sobre o impacto que causamos e o papel transformador da educação”.

Outros docentes também contribuíram ativamente para a programação. No dia 4, o professor Cláudio Márcio de Castro coordenou o minicurso "Contaminantes emergentes e tratamento de água utilizando processos oxidativos avançados", ministrado pelo professor Geoffroy Roger Pointer Malpass, da UFTM. Na mesma data, a professora Magda Stella de Melo Martins atuou como mediadora no evento "Representação do IFTM em órgãos ambientais e a contribuição para a sociedade".

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorreram ações de ativismo socioambiental no campus, organizadas pelo professor Cláudio Márcio de Castro. Ainda como parte das ações do mês, no dia 11, o campus recebeu estudantes da comunidade externa. A recepção foi realizada pelas professoras Joyce Silvestre, Magda Stella de Melo Martins, Ana Carolina Portela  Silveira e estudantes do 2º e 3º anos do curso técnico.

Já no dia 13, foi inaugurada a Sala Bosque, um espaço de sensibilização e contato com a natureza idealizado pela professora Joyce Silvestre em parceria com estudantes do 1º ano. A culminância dessa primeira etapa de atividades ocorreu no dia 14, com o plantio de árvores e o preparo de uma cápsula do tempo. A ação, coordenada pelas professoras Mariana Duó, Joyce Silvestre e Magda Stella, também incluiu um momento de integração entre as turmas, com lanche coletivo no centro de convivência.

A data contou ainda com o encontro de egressos do curso, que retornaram ao campus para plantar uma árvore representando suas turmas, e com o plantio simbólico em homenagem à primeira turma de graduação do IFTM Campus Uberaba, do curso de Gestão Ambiental. Ambas as ações foram coordenadas pelas professoras Joyce Silvestre e Magda Stella.

As atividades seguem até o final de junho. No dia 18, está prevista a realização da 4ª edição da Feira de Trocas “Novo de Novo”, iniciativa que incentiva o consumo consciente. Já entre os dias 23 e 26, acontece a Semana de Inovações Tecnológicas Ambientais (SITA), coordenada pelo professor Leonardo Vaz. Também está previsto o projeto VIRA – Vivências Integradas para a Rotina Ambiental, no qual estudantes do 7º período de Ciências Biológicas orientarão alunos do 2º ano para que estes apresentem a estudantes ingressantes temas como papel reciclável, tintas e maquiagens naturais, compostagem, entre outros.

A programação se completa com dois concursos: o de fotografias, coordenado pelo professor Aldo Luis Pedrosa da Silva, e o de poesias, que integra a agenda cultural do mês.

Compartilhe:

Notícias relacionadas