FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC

IFTM abrem 100 vagas para curso gratuito de Liderança Educacional focado em Inclusão e Acessibilidade

Formação online e gratuita é destinada a gestores das redes federal, estadual e municipal para fortalecer políticas de diversidade e inclusão nas escolas
Publicado em 17/06/2025 11:30 Atualizado em 17/06/2025 11:48
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Imagem retangular de fundo branco com uma montagem de 5 fotos relacionadas a Educação e Acessibilidade: 1. Mulher negra sentada em frente a um computador, com uma caneta na mão e um bloco de anotações; 2. Outra mulher negra utilizando um notebook; 3. Um homem branco aprendendo a fazer manutenção em um computador; 4. Um homem negro utilizando um computador; 5. Uma mulher negra fazendo a tradução em LIBRAS para um homem branco
Imagem retangular de fundo branco com uma montagem de 5 fotos relacionadas a Educação e Acessibilidade: 1. Mulher negra sentada em frente a um computador, com uma caneta na mão e um bloco de anotações; 2. Outra mulher negra utilizando um notebook; 3. Um homem branco aprendendo a fazer manutenção em um computador; 4. Um homem negro utilizando um computador; 5. Uma mulher negra fazendo a tradução em LIBRAS para um homem branco
Crédito: Alex Modolo - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

O Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), anuncia a abertura de 100 vagas para o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) "Liderança Educacional: Novas Abordagens para Inclusão e Acessibilidade".

A iniciativa visa capacitar gestores educacionais das redes de ensino para o fortalecimento de políticas públicas inclusivas, buscando criar um efeito multiplicador nas escolas e contribuir para a promoção de uma sociedade mais justa e livre de preconceitos. O curso, ofertado pelo IFTM Campus Uberaba, é direcionado a profissionais da rede pública de educação básica que atuam em cargos de gestão, tais como diretores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as), inspetores(as), supervisores(as) educacionais, coordenadores(as) de cursos e demais gestores(as) vinculados às secretarias de educação.

A formação, com carga horária de 180 horas, prepara os gestores para atuarem com equidade, desenvolvendo competências para implementar políticas alinhadas à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). Os participantes aprenderão a identificar e superar barreiras pedagógicas, metodológicas e atitudinais que limitam a participação plena dos estudantes.

Além disso, o curso abordará temas práticos, como o acesso e a utilização de programas de financiamento, como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e outros recursos federais e estaduais. O objetivo é capacitar os gestores para melhorar a infraestrutura escolar com foco na acessibilidade — incluindo rampas, banheiros adaptados e salas multifuncionais —, bem como para adquirir tecnologias assistivas e materiais pedagógicos inclusivos.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela página de ingresso do IFTM, até 03 de julho de 2025. O curso será totalmente a distância (EaD), através do ambiente de aprendizagem Moodle.

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