Imersão e criatividade: licenciandos do IFTM Campus Uberaba vivenciam desafios da docência em prática pedagógica interdisciplinar
Crédito: Juliene Vasconcelos
Combinando inovação e prática docente, estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFTM Campus Uberaba aplicaram, no dia 7 de junho de 2025, uma série de atividades pedagógicas interativas como culminância das Práticas Pedagógicas como Componente Curricular (PPCC), em articulação com a programação da VIII Semana da Biologia. As ações foram desenvolvidas pelos estudantes de todos os períodos do curso e direcionadas aos alunos do curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio do campus.
O 1º período apresentou modelos didáticos de células e do processo de mitose, utilizando recursos visuais e atividades de verificação de aprendizagem. As apresentações foram orientadas pelas professoras Daniela Viana, Danaian Batista e Marvile Palis Costa Oliveira.
Já os licenciandos do 3º período conduziram uma visita guiada ao acervo do Museu de Zoologia e Entomologia do campus. Com uma abordagem dialógica e interativa, os estudantes instigaram a curiosidade científica dos visitantes ao explorar os aspectos da fauna preservada, comportamento e biodiversidade.
O 5º período apresentou a culminância da atividade “Prática Pedagógica Imersiva: Ecologia e Fisiologia Vegetal”, sob a orientação das professoras Juliene Silva Vasconcelos, Mariana Duó Passerini e Marina Farcic Mineo. A proposta foi construída ao longo do semestre, com a criação de salas temáticas que simularam diferentes condições climáticas, evidenciando estratégias de adaptação das plantas. O destaque ficou por conta da abordagem lúdica, sensorial e visual, que aproximou os conteúdos teóricos da realidade do Ensino Médio, com o apoio de elementos da cultura pop e recursos audiovisuais.
Mesmo com desafios, como tempo reduzido para montagem, falhas técnicas e mudança do público-alvo, os licenciandos do 5º período demonstraram flexibilidade e engajamento. A professora Juliene Vasconcelos avaliou positivamente a proposta: “Participar desta prática foi uma retomada da minha atuação como articuladora da PPCC enquanto ferramenta significativa para a formação docente. Destaco ainda que a participação e o envolvimento dos estudantes do 5º período ressaltaram o sucesso da experiência, que possibilitou também a reflexão sobre acontecimentos que podem ser mediados no cotidiano do desenvolvimento da carreira docente.”
Para a estudante Laura Marliane Barbosa Roqchil, a experiência promoveu amadurecimento e habilidades de mediação. “Enfrentar imprevistos e interagir com os alunos trouxe aprendizados essenciais sobre planejamento flexível, gestão de tempo e mediação pedagógica, contribuindo de forma significativa para a formação docente”, relatou. Ana Vitória de Almeida Seabra também enfatizou a importância da vivência: “A atividade teve grande significado para o processo de aprendizagem, amadurecimento, criatividade e flexibilidade, referente aos desafios encontrados no decorrer da atividade. É necessário que o licenciando consiga estabelecer um diálogo entre a teoria, vista ao longo das disciplinas curriculares do curso, e a prática efetiva dentro da sala de aula, que é um espaço totalmente diverso e enriquecedor.”
Encerrando a programação, o 7º período organizou uma sequência de jogos didáticos com foco em Educação Ambiental e Sustentabilidade, sob a orientação das professoras Jaqueline Massiat, Joyce Silvestre Souza e Marvile Palis Costa Oliveira. As atividades promoveram reflexões sobre o papel de cada indivíduo na preservação do meio ambiente, estimulando a participação ativa dos alunos.
A professora Marvile Palis destacou que a interação direta entre licenciandos e estudantes do Ensino Médio proporcionou um espaço de troca de saberes e experiências. “Os futuros professores puderam exercitar a construção de estratégias pedagógicas, o uso de linguagem acessível e a mediação do conhecimento de forma crítica e contextualizada. A prática pedagógica, nesse contexto, mostrou-se essencial para a formação docente, pois possibilitou que os licenciandos colocassem em prática os fundamentos teóricos aprendidos ao longo do curso, desenvolvendo habilidades reflexivas, comunicativas e ético-profissionais indispensáveis para o exercício da docência na educação básica.”
Além do impacto imediato no processo de formação dos licenciandos, a proposta do 5º período terá continuidade em eventos acadêmicos, com a submissão de dois resumos simples e um trabalho completo em congressos nas áreas de Biologia e Educação.
Ao articular teoria, prática e reflexão, as PPCCs desempenham um papel estratégico na construção de uma formação docente crítica, sensível e atenta às exigências atuais da educação pública.