I Mostra de Trabalhos de Introdução à Extensão na Agronomia movimenta o IFTM Campus Uberlândia
Crédito: Comunicação Social - Uberlândia
Na última segunda-feira (23/06), o hall do prédio principal do IFTM Campus Uberlândia recebeu a I Mostra de Trabalhos de Introdução à Extensão na Agronomia. A atividade faz parte dos conteúdos da disciplina Introdução à Extensão na Agronomia, ministrada pelo professor Heliomar Baleeiro de Melo Júnior, com a participação dos estudantes do 1º período do curso de Engenharia Agronômica.
Durante o evento, foram apresentados trabalhos sobre temas fundamentais das Ciências Agrárias, como biodefensivos, fertilizantes, amostragem de solos, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), manejo de ordenha e agricultura familiar. Os temas foram escolhidos e desenvolvidos pelos próprios alunos ao longo do semestre, com foco na articulação entre teoria e prática, além do diálogo com os princípios da extensão universitária.
Para o professor Heliomar, a mostra representou uma oportunidade significativa de interação entre cursos e desenvolvimento de competências importantes. "A I Mostra de Trabalhos de Introdução à Extensão na Agronomia foi a primeira oportunidade dos estudantes matriculados no 1º período do curso de Engenharia Agronômica terem contato direto com estudantes dos diferentes cursos do Campus Uberlândia. As apresentações envolveram temas de interesse dos cursos das Ciências Agrárias e tiveram como objetivo a orientação técnica, a troca de conhecimentos e a interação entre os estudantes. Trabalhar com a extensão é a oportunidade de aprender ensinando, e atividades como esta permitem ao estudante desenvolver habilidades de comunicação, busca de estratégias e metodologias para repassar o conhecimento e ensinar o próximo. É notório o crescimento e amadurecimento do estudante após cada atividade, ele vai ganhando segurança e confiança”, afirmou o professor.
A Extensão nos Institutos Federais
A Extensão é uma atividade finalística dos Institutos Federais. Ao lado do Ensino e da Pesquisa, busca a democratização dos conhecimentos produzidos por essas instituições de ensino. Trata-se de uma dimensão educativa baseada na dialogicidade entre a comunidade interna (professores, técnicos administrativos e estudantes) e externa, tendo como pilar fundamental a troca de saberes entre esses diferentes agentes. Compreendida como uma ação institucional indutora de desenvolvimento, a Extensão é de fundamental importância para a consolidação e o fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais e regionais. Assim, por meio da Extensão, os Institutos Federais garantem a articulação com os diferentes segmentos sociais e com o mundo do trabalho; propicia espaço privilegiado de vivências e de trocas de experiências e saberes; promove a reflexão crítica dos envolvidos; impulsiona o desenvolvimento socioeconômico, equitativo e sustentável.
Sobre a Curricularização da Extensão
A curricularização da extensão tem sido amplamente debatida nas Universidades e Institutos Federais como parte do cumprimento da meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014), que determina a inclusão de, no mínimo, 10% da carga horária dos cursos de graduação em atividades extensionistas. Mais do que uma exigência legal, esse processo representa uma nova forma de compreender a extensão, integrando-a de maneira orgânica à formação acadêmica.
Ao ser incorporada aos currículos, a extensão promove uma relação mais próxima entre o conhecimento científico e as demandas da sociedade, valorizando o saber popular, a diversidade cultural e o contexto social das comunidades. Nessa perspectiva, ela se apresenta como prática interdisciplinar e transformadora, comprometida com a redução das desigualdades e a construção de uma educação mais crítica e cidadã.