JIF

Legado e Futuro: Torneio de Xadrez do JIF IFTM 2025 reúne mestre e ex-alunos

Competição ainda consagra nova campeã e reforça a força do xadrez na formação de estudantes
Publicado em 02/07/2025 17:00 Atualizado em 02/07/2025 16:59
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida dos competidores de xadrez
Fotografia colorida dos competidores de xadrez
Crédito: Ana Clara Santos Costa - Diretoria de Comunicação Social e Eventos

O torneio de xadrez da etapa institucional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) IFTM 2025 não foi apenas palco para a consagração de novos talentos, mas também um emocionante reencontro de gerações. A estudante Isadora Evillyn Gomes dos Santos, do IFTM Campus Paracatu, sagrou-se campeã feminina, enquanto a arbitragem contou com a presença de ex-campeões e mentores que são parte da história do esporte na instituição e na região de Ituiutaba.

A nova rainha do tabuleiro

Isadora, aluna do segundo ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, demonstrou garra e estratégia para conquistar a medalha de ouro. A vitória foi a realização de um objetivo, superando o resultado do ano anterior. “Eu participei ano passado e ganhei prata, esse ano ganhei ouro. Estou muito feliz, é sempre muito legal participar do JIF, sempre é uma experiência muito prazerosa, muito interessante. A gente conhece pessoas novas, joga com pessoas diferentes. Sempre é muito legal”, comemorou a campeã.

Ela destacou que a preparação foi intensa e contínua, graças ao incentivo dentro do próprio campus. “Eu sempre tento treinar. Lá no meu campus a gente tem um clube de xadrez, a gente joga assim, então a gente está desde o começo do ano se preparando para isso”, explicou. Para Isadora, o xadrez vai além da competição, sendo uma ferramenta de socialização e desenvolvimento. “Além de ser uma coisa para você interagir com outras pessoas, é lazer, é diversão. Ao mesmo tempo que você está aqui competindo, com aquela ânsia de ganhar e o medo de perder, você está se divertindo. Eu acho maravilhoso, eu acho perfeito”, finalizou.

O legado dos campeões na arbitragem

Um dos grandes destaques do torneio foi a equipe de arbitragem, que simbolizou a continuidade e o legado do xadrez no IFTM. Leandro Vilarinho Guimarães, ex-aluno e campeão mineiro, voltou à instituição que o formou, desta vez como árbitro. Ao seu lado, estava seu próprio mentor, Roberto Manuel de Castro, uma referência no ensino do xadrez em Ituiutaba, que há muitos anos dá aulas na biblioteca da cidade.

Leandro, egresso do curso de Informática (2017) e recém-formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2024), relembrou seu início no esporte. “Eu comecei a jogar xadrez aos 8 anos, inclusive com o outro árbitro, o Roberto. Já participei dos JIF três anos e também dos Jogos Escolares de Minas”, contou. Sua trajetória como atleta é marcada por grandes conquistas, incluindo o título de campeão mineiro do JEMG em 2019 e o terceiro lugar no Brasileiro Escolar. Hoje, ele incentiva os novos atletas: “Tenho muita saudade de jogar. Quem ainda tem essa oportunidade, tem que aproveitar bastante enquanto consegue”.

O mestre por trás dos talentos

A paixão de Leandro e de outros campeões, como a tricampeã do JEMG Maria Fernanda de Morais, também egressa do IFTM Campus Ituiutaba, foi semeada por Roberto Manuel de Castro. Com 30 anos de experiência no xadrez, ele se orgulha de ver seus pupilos brilharem. “Estou aqui no IFTM com o maior prazer, ajudando um aluno meu que se tornou professor de xadrez. Faço questão de citar os nomes porque o xadrez é muito educativo e significativo”, afirmou.

Roberto ressalta o poder transformador do esporte na vida dos jovens. “Todos os alunos que eu tive de xadrez, que realmente se interessaram e se dedicaram, eles se formaram, passam no vestibular. Eu devo ter umas 15 a 20 pessoas, todas formadas, o maior orgulho”, disse ele. Sobre os desafios modernos, como o uso excessivo de celulares, o mestre tem uma visão clara: “O xadrez, como a inteligência artificial, só tem a acrescentar. O celular também. O que tem que ter é fiscalização. No celular tem vários aplicativos de xadrez, com aulas, exercícios. Então, ele acrescenta muito para o aluno com o controle dos pais e professores”.

Com o ouro garantido na etapa institucional, Isadora agora foca na próxima fase e expressa sua expectativa: “Estou bem ansiosa para participar da Etapa Regional dos JIF, que será em Guarapari – ES. Tomara que dê certo! ”. A torcida do IFTM já tem sua rainha para apoiar na busca por mais um xeque-mate vitorioso.

Compartilhe:

Notícias relacionadas