IFTM Campus Uberaba avança na formação de doutores com qualificação pioneira do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica
Crédito: Geraldo Gonçalves de Lima
O Programa de Doutorado Profissional em Educação Tecnológica (PPGET) do IFTM Campus Uberaba iniciou um novo capítulo de sua história com a primeira qualificação de tese da turma inaugural, realizada em 24 de junho de 2025. O marco foi protagonizado pelo doutorando Adriano Elias, Técnico Administrativo em Educação (TAE), que exerce o cargo de Administrador na Pró-reitoria de Extensão do IFTM (PROEXT), que apresentou seu projeto de pesquisa intitulado "O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM): o contexto da prática das nutricionistas entre 2014 e 2022", sob orientação do professor Geraldo Gonçalves de Lima. A sessão ocorreu por videoconferência, e contou com a participação das professoras Paula Teixeira Nakamoto e Elisa Antônia Ribeiro, do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico e Campus Uberlândia, respectivamente, e da professora convidada Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
Adriano Elias compartilhou que ser o primeiro a se qualificar é motivo de orgulho e um passo relevante diante do caráter inédito do processo. Em suas palavras: “Eu posso dizer que me considero honrado em ser o primeiro doutorando da turma inaugural a se qualificar. Como diversos outros TAEs nesta e em outras Instituições de Ensino, há uma sensação constante de distanciamento das ações de ensino-aprendizagem desenvolvidas no espaço institucional. A dedicação às atividades profissionais acaba sendo o maior desafio enfrentado quando se pensa em participação em cursos como o de Doutorado Profissional em Educação Tecnológica ofertado pelo campus. E espero que este marco possa ser um incentivo a outros TAEs se desafiarem no mundo acadêmico, pois temos muito o que contribuir para o desenvolvimento da pesquisa, em especial quando se trata de programas de pós-graduação stricto sensu com valorização do viés profissional”.
O doutorando também enfatizou o papel do apoio recebido. “O respeito às ideias propostas e discutidas durante o período de desenvolvimento da pesquisa foi marcante e resultou diretamente no trabalho apresentado”, afirmou.
A proposta de pesquisa tem como foco o cotidiano das nutricionistas envolvidas com o PNAE no IFTM, especialmente entre os anos de 2014 e 2022. O estudo investiga desde as rotinas de trabalho até os desafios enfrentados, estratégias adotadas localmente, articulações com outros setores e o cumprimento das diretrizes legais. Conforme explica Adriano Elias, o tema foi escolhido por estar diretamente ligado à realidade institucional, apresentar relevância social e por permitir uma abordagem interdisciplinar, ainda pouco explorada na literatura especializada.
Essa escolha, no entanto, exigiu um processo de construção metodológica cuidadoso. O professor Geraldo Gonçalves de Lima, orientador da pesquisa, relatou que o percurso do doutorando refletiu as exigências de um programa em consolidação. Ele apontou que foi necessário realizar ajustes metodológicos, ampliar a fundamentação teórica e conciliar as etapas da pesquisa com outras responsabilidades profissionais.
O professor também comentou sobre a banca avaliadora. Segundo ele, "a diversidade da banca, composta por representantes do IFTM e do IFFar, foi essencial para oferecer uma análise criteriosa e plural". Na sequência, observou que essa composição fortalece os vínculos institucionais e legitima o processo formativo. Ainda em sua avaliação, os resultados da tese ultrapassam os limites da academia: "A pesquisa tem potencial para influenciar políticas institucionais, aprimorar a gestão do PNAE, qualificar a atuação das nutricionistas e beneficiar diretamente os estudantes atendidos".
Adriano Elias explicou: "Por ser oriunda de um curso de doutorado profissional, minha proposta de pesquisa traz contribuições concretas". Ele destacou três frentes voltadas à comunidade acadêmica: "a produção de conhecimento aplicado por meio de dados empíricos e modelos de estudo sobre políticas públicas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT); o fortalecimento da educação tecnológica, ao ampliar a compreensão sobre a interface entre políticas estudantis e ensino; e a publicação e disseminação dos resultados em periódicos e eventos científicos, estimulando o debate qualificado".
Em relação à comunidade externa, incluindo o próprio IFTM e outras instituições, o pesquisador citou benefícios como a otimização do PNAE, com recomendações para a gestão e melhoria da qualidade da alimentação escolar; a oferta de subsídios para gestores, apoiando a tomada de decisão sobre o programa e as equipes de nutricionistas; e a contribuição para a formação e capacitação contínua dos profissionais envolvidos. A pesquisa, segundo ele, também pode servir de referência para o aprimoramento do PNAE em outras redes de ensino, com impactos diretos na saúde, permanência e êxito educacional dos estudantes. "Oferecemos subsídios para gestores, incentivamos a formação continuada das equipes e propomos melhorias com base em evidências. Trata-se de um trabalho que conecta teoria, prática e impacto social", declarou.
Geraldo Gonçalves de Lima também refletiu sobre os impactos mais amplos da pesquisa. Ele destacou que os resultados esperados podem gerar efeitos em três esferas distintas. No âmbito das políticas institucionais do IFTM, há potencial para revisão de normativas internas relacionadas ao PNAE e fortalecimento da cultura de avaliação da instituição. Nas práticas administrativas, a pesquisa pode contribuir para a melhoria de processos de trabalho, qualificação da gestão de pessoas e desenvolvimento de ferramentas específicas para a gestão do programa. Já no serviço público, Geraldo afirmou que o estudo pode aprimorar a qualidade da alimentação escolar oferecida aos estudantes, aumentar a transparência institucional e servir de modelo para outras instituições. "Em síntese, a tese tem potencial para ser um catalisador de mudanças positivas e concretas na gestão do PNAE", concluiu.
O coordenador do PPGET, professor Adriano Eurípedes Medeiros Martins, avaliou que a qualificação de Adriano Elias inaugura um novo ciclo para o programa. Ele informou que os demais doutorandos da turma estão em diferentes estágios, como finalização de disciplinas, elaboração de projetos e início de coletas de dados. “Adotamos estratégias de acompanhamento individualizado, oferta contínua de disciplinas, realização de seminários, suporte administrativo e incentivo à integração entre docentes e discentes. Esses esforços visam garantir que as teses avancem dentro dos prazos regulamentares e com a qualidade que o programa exige”, concluiu.
Atualmente, o Doutorado Profissional em Educação Tecnológica do IFTM Campus Uberaba está em sua terceira turma, com foco na formação de pesquisadores que integram teoria, prática e inovação em seus contextos profissionais com a formação de pesquisadores que integram teoria, prática e inovação em seus contextos profissionais.