IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico recebe o escritor Mayron Engel e promove vivência poética com estudantes
Crédito: Ana Cristina Fiuza e Natália Fonte Boa
Na última quinta-feira 3 de julho, o Campus Uberaba Parque Tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) promoveu um encontro inspirador com o escritor e educador Mayron Engel, como parte das atividades da Unidade Curricular de Projeto (UCP) Oficina de Escrita e Imaginação. A ação foi coordenada pelas professoras Ana Cristina Fiuza e Natália Fonte Boa, e teve como objetivo despertar a sensibilidade poética dos estudantes por meio da escrita criativa e da produção de haicais — poemas breves de origem japonesa que buscam capturar instantes com delicadeza e profundidade.
Intitulada “Olhar Afinado”, a oficina propôs um mergulho no universo da palavra como ferramenta de expressão estética e escuta atenta do mundo. Ao longo do encontro, os estudantes foram convidados a participar de atividades de percepção, imaginação e experimentação poética, criando versos que expressam suas vivências, afetos e modos singulares de observar o cotidiano.
O convidado Mayron Engel — pedagogo, mestre em Educação, ator, artista circense, bailarino e educador — compartilhou com os alunos não apenas técnicas de escrita, mas também sua trajetória marcada pela articulação entre arte e educação. Com sensibilidade e entusiasmo, Mayron destacou o papel da poesia na formação humana e incentivou os participantes a enxergarem a escrita como espaço de liberdade, escuta e construção de sentido.
O momento foi também marcado por um reencontro simbólico e afetivo: o escritor revisitou o espaço físico da atual Unidade II do IFTM, onde, anos atrás, teve seu primeiro contato com o teatro, ainda como aluno do curso técnico agrícola da antiga Escola Agrotécnica. "Foi aqui que descobri o teatro e dei minhas primeiras aulas como educador, ainda no tempo do CEFET", relembrou, emocionado.
A presença de Mayron Engel reforça o propósito da UCP em aproximar os estudantes de autores, artistas e agentes culturais da comunidade local, ampliando seus repertórios, fortalecendo sua autonomia criativa e provocando reflexões sobre a linguagem não apenas como expressão pessoal, mas também como possibilidade de futuro, profissionalização e transformação social.
Com essa ação, o IFTM reafirma seu compromisso com uma formação integral e humanizada, em que a arte ocupa papel central na construção de identidades, no desenvolvimento da escuta sensível e no florescimento de vozes jovens, críticas e autorais, destacaram as professoras Ana Cristina Fiuza e Natália Fonte Boa.