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Estudantes do Partiu IF entram em férias com bagagem repleta de vivências e de aprendizagens no IFTM Campus Patos de Minas

Os estudantes do programa Partiu IF encerraram o primeiro semestre com uma bagagem cheia de experiências, aprendizados e ações significativas
Publicado em 22/07/2025 16:19 Atualizado em 25/07/2025 15:55
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Estudantes Partiu IF, equipe executora e servidores IFTM Campus Patos de Minas
Estudantes Partiu IF, equipe executora e servidores IFTM Campus Patos de Minas
Crédito: Comissão de Comunicação - Campus Patos de Minas

Ao longo dos últimos meses, a equipe executora do programa desenvolveu diversas atividades pedagógicas, socioeducativas e lúdicas, promovendo não apenas o reforço de conteúdos escolares, mas também o fortalecimento da cidadania, da autoestima e do senso de pertencimento dos participantes. No IFTM Campus Patos de Minas, o programa é coordenado pela professora Michelle Vasconcelos, que destaca a importância do projeto: “tem sido um grande desafio, mas é muito gratificante ter a oportunidade de contribuir com a vida de tantos estudantes e suas respectivas famílias, que sonham e buscam por um futuro melhor.”

Muitas atividades foram desenvolvidas no decorrer deste primeiro semestre. Dentre elas, a pedagoga Erika Ribeiro desenvolveu com os estudantes o projeto “Isso é Futuro: Educar para a preservação do patrimônio público”. A ideia surgiu da necessidade de discutir com os alunos o significado de bens públicos, o uso responsável dos materiais e espaços pertencentes à comunidade escolar e, sobretudo, de desenvolver uma postura ética em relação ao que é de todos.

Para a pedagoga, "foi uma honra orientar uma ação que considero essencial para a formação cidadã dos nossos estudantes. O projeto tem como foco a conscientização sobre a importância da preservação e da manutenção do patrimônio público na escola. Iniciamos o projeto com uma roda de conversa sobre dinheiro público, bens públicos e o papel do cidadão no cuidado com o que é coletivo. Foi um momento de diálogo franco e enriquecedor, que despertou nos estudantes um novo olhar sobre o espaço que ocupam.”

A partir dessas reflexões, os estudantes foram conduzidos a uma pesquisa investigativa no próprio campus do IFTM, observando como o patrimônio público está sendo utilizado e conservado em diferentes ambientes da instituição. Como fechamento do projeto, os alunos criaram folders educativos voltados à comunidade escolar, com mensagens e orientações sobre a importância da preservação do patrimônio público.

No campo da matemática, o professor Bruno Andrade, em parceria com o monitor da disciplina, organizou uma prática suplementar: a dinâmica “Queimada Matemática” — uma atividade lúdica baseada no jogo tradicional de queimada.

Com o objetivo de revisar os conteúdos trabalhados ao longo do semestre, de maneira interativa, a atividade teve uma adaptação: quando um jogador era “queimado”, precisava responder a uma questão de matemática relacionada aos conteúdos estudados. Se acertasse, permanecia no jogo; se errasse, era direcionado para a “fronteira”, um espaço delimitado fora da quadra. Cada aluno tinha até 15 segundos para responder à pergunta.

Os estudantes foram divididos em quatro grupos, e cada grupo teve um capitão escolhido com base nas notas obtidas no primeiro simulado. Essa escolha teve como objetivo valorizar o desempenho acadêmico e incentivar a liderança entre os participantes.

De acordo com o professor, "as questões aplicadas envolviam conteúdos essenciais para o desenvolvimento matemático e pertinentes às provas de ingresso nos Institutos Federais, como números reais, porcentagem, operações com frações, regra de três, razão e proporção. Essa vivência demonstrou que estratégias pedagógicas criativas podem transformar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais envolvente, significativo e prazeroso.”

Kauã Mateus, estudante do terceiro ano do curso técnico em Logística integrado ao ensino médio e monitor de matemática do programa, compartilhou sua visão sobre a experiência: “a experiência como monitor do Partiu IF, além de ser uma oportunidade única, é bastante promissora, principalmente quanto ao aprimoramento profissional dos alunos. Foi e é uma experiência única, que traz novidades em forma de pessoas, pensamentos e aprendizados.”

Na disciplina de Ciências, a professora Luciane Magada destaca que "o ensino de ciências no Partiu IF é um território fascinante, mas também desafiador. Procuro contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos e, ao mesmo tempo, proporcionar maneiras que levem os estudantes a adquirirem habilidades na resolução de problemas do cotidiano. Busco fugir do ensino rígido, em que a teoria reina e a prática fica em segundo plano. Ao longo da minha atuação profissional, sempre acreditei que adotar estratégias práticas, experimentais e lúdicas no ensino das ciências é fundamental. Trabalhar com essas ferramentas no momento certo pode transformar o aprendizado dos alunos e despertá-los para o mundo que os cerca.”

Durante o semestre, diversos ambientes de aprendizagem foram explorados, como os laboratórios de Química e de Informática, a parte externa do campus e o refeitório. A professora Luciane, que também está na Coordenação de Extensão, relata sua felicidade em ver o campus de portas abertas para estudantes da rede pública: “por meio do Partiu IF, o IFTM Campus Patos de Minas busca a superação das desigualdades raciais e sociais na proficiência em matemática, língua portuguesa e ciências da natureza. Isso é motivo de muitos aplausos para toda a equipe que luta para levar, ao grupo de 40 alunos que participam do programa, a recuperação da aprendizagem de conteúdos do ensino fundamental, reduzindo, assim, as desigualdades no acesso à educação profissional e tecnológica.”

Quem também tem feito uso dos espaços do campus — em especial do refeitório — é a professora Márcia Xavier, responsável pela disciplina de Língua Portuguesa. Ela desenvolveu, de forma lúdica, uma oficina de poemas dadaístas, na qual os estudantes foram convidados a experimentar uma linguagem poética irreverente e inovadora.

O poema dadaísta é inspirado no movimento artístico Dada, que surgiu na Europa no início do século XX e que rompe com estruturas tradicionais, fazendo uso do acaso, da fragmentação e da liberdade total de expressão. Ao criar esse tipo de texto, os estudantes exercitaram a criatividade, o improviso e a sensibilidade artística.

Além disso, a professora também conduziu uma atividade “saborosa”: uma oficina culinária de guacamole, em que os estudantes utilizaram verbos no modo imperativo — como "corte", "misture", "sirva" — durante o preparo da receita. Vestidos com gorros e aventais, estudantes voluntários colocaram a mão na massa para preparar o prato, de origem mexicana, enquanto revisavam conteúdo gramatical de forma prática e divertida. A oficina foi realizada em parceria com o projeto de ensino “Español en Foco”, também coordenado por ela.

Na mesma ocasião da oficina culinária, os estudantes do Partiu IF também participaram de uma ação promovida especialmente para eles pelo projeto de extensão IF Nutri, coordenado pela nutricionista do campus, Janayna Barbosa. A convite da professora Márcia, a atividade teve como foco a Educação Alimentar e Nutricional.

Durante a dinâmica, foi realizada a Roleta Interativa, com perguntas sobre alimentação saudável e nutrição. De forma leve e divertida, os estudantes, divididos em equipes, participaram ativamente de cada etapa, respondendo aos desafios propostos com entusiasmo e curiosidade. Como parte da atividade, houve premiação para a equipe vencedora e a oportunidade de experimentar um doce de coco com uva, sem adição de açúcar, preparado pelas bolsistas do projeto.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório Maker do campus, em uma visita guiada pela coordenadora de pesquisa, Junia Magalhães. O espaço, que estimula a criatividade, a experimentação e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, despertou o interesse dos participantes para as possibilidades de inovação dentro do ambiente escolar.

As atividades realizadas ao longo do semestre mostram que, quando se alia conhecimento acadêmico a práticas pedagógicas criativas e acolhedoras, o aprendizado se torna mais significativo. Agora, em período de recesso, os estudantes do Partiu IF levam na bagagem não apenas conteúdos escolares revisados, mas também memórias afetivas, novas habilidades e a certeza de que fazem parte de um projeto que acredita em seu potencial e em um futuro com mais oportunidades.

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