Estudantes do IFTM Patos de Minas se destacam em olimpíadas do conhecimento no primeiro semestre de 2025
Crédito: IFTM Campus Patos de Minas
No dia 20 de março, foi realizada a Olimpíada Canguru de Matemática, uma das maiores competições internacionais da área, com origem na França e participação de milhões de estudantes em mais de 80 países. No campus Patos de Minas, houve participação de 21 estudantes, com destaque para:
- Artur Furtado de Magalhães Garcia - 3º ano, Curso Integrado ao Técnico em Eletrotécnica - Medalha de ouro
- Luana Mendonça Leite - 2º ano, Curso Integrado ao Técnico em Eletrotécnica - Medalha de prata
- Matheus Eduardo Silva Santos - 3º ano, Curso Integrado ao Técnico em Logística - Medalha de bronze
- Guilherme Henrique de Sousa - 2º ano, Curso Integrado ao Técnico em Eletrotécnica - Menção Honrosa
- João Carlos Andreza Naibert - 2º ano, Curso Integrado ao Técnico em Eletrotécnica - Menção Honrosa
Nos dias 14 e 20 de maio, ocorreram, respectivamente, a Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) - voltada exclusivamente a estudantes da Rede Federal - e a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), promovida pela Agência Espacial Brasileira e pela Sociedade Astronômica Brasileira. Esta última contou com a participação expressiva de 41 estudantes de diferentes turmas, refletindo o crescente envolvimento do corpo discente.
A OMIF contou com a participação de 19 estudantes, com destaque para André Furtado de Magalhães Garcia - estudante do 1º ano do Técnico Integrado em Eletrotécnica - classificado para a 2ª fase que ocorrerá em novembro no IFPR Campus Irati.
A professora de Matemática Michelle Vasconcelos, responsável pela coordenação das olimpíadas da área no campus, é uma grande entusiasta e incentivadora. Segundo ela:
“Cheguei ao campus há três anos e meio e percebi que pouquíssimos alunos participavam das olimpíadas. Não era algo muito falado ou valorizado. Eu trazia experiências bem-sucedidas de outros IFs, inclusive, eu tinha até projeto de Olimpíadas. Comecei a divulgar nas turmas que eu lecionava e, aos poucos, alunos que eu nem conhecia começaram a me procurar mostrando interesse. A partir disso, iniciei um trabalho contínuo de incentivo.”
De acordo com a professora Michelle, a participação em olimpíadas, de qualquer área, só traz benefícios. É um desafio que leva o estudante a buscar superação constante. A competição é saudável, pois o estudante compete com outros, mas, principalmente, consigo mesmo. Esse processo amplia o conhecimento, ajuda a identificar talentos e contribui para reduzir a ansiedade diante de provas, pois o aluno passa a encarar esses momentos como algo natural.
Ela também destaca o crescimento da participação feminina nas competições: em 2024, houve um avanço significativo, e neste ano, com grande satisfação, ela celebra o fato de que metade dos estudantes classificados para a segunda fase da OBMEP são meninas. Ainda ressalta que esse envolvimento com olimpíadas tem impacto direto no desempenho dos estudantes em exames como o Enem, já que eles desenvolvem novas habilidades - especialmente em matemática - e adquirem mais confiança e segurança para enfrentar avaliações externas.
Outro ponto mencionado pela professora é o leque de
oportunidades que as olimpíadas podem abrir após o ensino médio. Em
instituições como a USP, por exemplo, há possibilidade de ingresso
em cursos por meio de editais específicos, sem necessidade de
vestibular tradicional. Apenas a participação já garante pontuação
- e, sendo medalhista, essa pontuação aumenta, ampliando as chances
de ingresso na universidade.
O egresso do campus do curso de eletrotécnica integrado
ao ensino médio, Henrique Lima Betti, atualmente cursa o 5º período
de Engenharia de Computação e relata um pouco da sua experiência
com as Olimpíadas Científicas:
“Em 2022, conquistei uma medalha de prata na OBMEP, o que me abriu as portas para uma Iniciação Científica pelo PICME, com uma bolsa de R$700 mensais. Além disso, sou tri-medalhista de ouro na OBA. Essas conquistas não são apenas medalhas, pois foram um impulso significativo para o meu desenvolvimento. A Iniciação Científica me proporcionou uma imersão no meio acadêmico da Matemática: chance de participar de palestras, apresentar trabalhos e continuar competindo, atividades pelas quais sou apaixonado. Mas, mais importante do que as medalhas, é o ato de participar e se desafiar. As olimpíadas científicas promovem um crescimento pessoal e profissional incrível, preparando você para os desafios do futuro. Se você ainda não participou, essa é a sua chance de começar!”
O IFTM Patos de Minas parabeniza seus estudantes pelas conquistas e os professores pelos trabalhos realizados. Iniciativas como essas demonstram o potencial dos jovens e reforçam o papel da escola como espaço de incentivo à excelência acadêmica.