Estudantes de Letras do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico apresentam defesas de estágio supervisionado e se preparam para outorga de grau
Crédito: Comunicação Campus Uberaba Parque Tecnológico
Nos meses de junho e julho de 2025, o curso de Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Português, ofertado pelo Campus Uberaba Parque Tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), promoveu as sessões de defesa dos estágios curriculares obrigatórios supervisionados dos estudantes do 8º período.
Ao todo, 32 licenciandos dos polos de Araxá, Araguari, Coromandel, Frutal e Paracatu apresentaram seus relatórios finais, com sessões coordenadas pela Prof.ª Dr.ª Juliene Silva Vasconcelos, orientadora do estágio. As bancas avaliadoras são compostas por professores efetivos do IFTM e docentes convidados de outras instituições, fortalecendo a diversidade de olhares sobre o processo formativo dos futuros professores.
O estágio curricular obrigatório supervisionado é um dos pilares da formação docente. No curso de Letras – Português, ele proporciona ao estudante o contato direto com a realidade das escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, permitindo a articulação entre teoria e prática. Ao vivenciarem o cotidiano escolar, os licenciandos têm a oportunidade de aplicar conhecimentos didático-pedagógicos, refletir criticamente sobre sua atuação e desenvolver habilidades essenciais ao exercício da docência. Trata-se de um momento culminante da formação, em que se consolidam saberes construídos ao longo do curso e se reafirma o compromisso social da profissão docente, destacou o coordenador Prof. Dr. Welisson Marques.
A cerimônia de outorga de grau dos concluintes está prevista para o dia 22 de agosto de 2025, em formato on-line, com a participação do reitor do IFTM, Prof. Dr. Marcelo Ponciano. Já o início das aulas para as novas turmas do curso de Letras, com habilitação em Português, está agendado para 2 de setembro, reforçando o compromisso do Instituto com a formação de professores qualificados para a educação básica pública.