Evento

XIII Semana de Filosofia e História Social promove reflexão sobre os 40 anos da redemocratização do Brasil

Evento contou com exposição artística, palestras, minicursos, performance cultural e oficinas, promovendo reflexões sobre democracia, cidadania e direitos humanos
Publicado em 28/07/2025 00:00 Atualizado em 31/07/2025 15:25
Compartilhe:
Compartilhe:

Crédito: Comunicação Social - Uberlândia

Nos dias 24 e 25 de julho, o IFTM Campus Uberlândia realizou a XIII Semana de Filosofia e História Social, reunindo estudantes, servidores e convidados para dois dias de intensas atividades acadêmicas, culturais e artísticas. Com o tema central “40 anos da redemocratização do Brasil”, o evento foi oferecido a todas as 18 turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, com caráter letivo.

A programação teve início com uma exposição artística na área externa da biblioteca, abordando os principais marcos históricos, sociais e culturais do processo de redemocratização do país. Em seguida, foi realizada a cerimônia de abertura, com a presença do diretor-geral do campus, professor Sérgio Maia, da diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Carla, de representante discente e do presidente da comissão organizadora do evento, professor Paulo Irineu.

Logo após a abertura, os participantes assistiram à palestra do professor Dr. Luiz Antonio Guerra, cientista político e sociólogo do IF Goiano – Campus Ceres. Com o tema “Viola, terra e trabalho”, a palestra abordou a figura do caipira na história brasileira, os processos migratórios, as relações entre o urbano e o rural, a construção da imagem do homem do campo e a importância da música popular nesse contexto. A apresentação foi enriquecida com trechos musicais tocados ao vivo pelo palestrante, proporcionando ao público um momento de reflexão sensível e profundo.

A programação do dia 24 de julho também contou com minicursos simultâneos, com temáticas como:

  • “Por entre lutas: a violência aos indígenas no período da Ditadura Militar e o processo de redemocratização”, com Vítor Alvim Faria e Daiane Soares Carvalho (INHIS/UFU);

  • “Anistia política e Justiça de Transição”, com Geovana Ávila (RI/UFU);

  • “Direito humano à alimentação digna no Brasil pós-ditadura”, com Ana Laura (Faculdade de Direito/UFU).

No período da tarde, o público acompanhou a performance artística “Anos de Chumbo”, que combinou teatro e dança para abordar os anos mais duros do regime militar. Em seguida, foram ofertados novos minicursos, com temas voltados à democracia, direitos humanos, cultura e diversidade.

Já no dia 25 de julho, a programação incluiu a exibição do documentário “Nunca me sonharam”, no Anfiteatro do campus, seguida da oficina “Nosso tempo é agora”, conduzida por professores e estudantes em salas do Anexo.

Comissão organizadora

A organização da XIII Semana de Filosofia e História Social começou muito antes da sua execução. Por meio de portaria interna, foi designada uma comissão composta por servidores docentes e técnico-administrativos:

  • Paulo Irineu Barreto Fernandes – Presidente

  • Bruno Ricardo Vasconcelos

  • Joana El-Jaick Andrade

  • Karla Queiroz Gontijo

  • Luis Gustavo Guadalupe Silveira

  • Márcia Maria de Sousa

  • Ricardo Vidal Golovaty

  • Rosana de Ávila Melo Silveira

  • Rosiane Maria da Silva

O evento reforça o compromisso do IFTM com a formação crítica, cidadã e omnilateral dos estudantes, promovendo espaços de diálogo e construção coletiva do conhecimento por meio da arte, da história social e da filosofia.

Compartilhe:

Notícias relacionadas