Engenharia de Software

Pesquisa de egresso do IFTM Campus Uberlândia Centro é selecionada em concurso nacional de engenharia de software

Trabalho de Felipe Reis compara a capacidade de julgamento do ChatGPT com a de desenvolvedores humanos
Publicado em 29/07/2025 16:04 Atualizado em 29/07/2025 16:08
Compartilhe:
Compartilhe:
Felipe Reis, em sua cerimônia de colação de grau do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet
Felipe Reis, em sua cerimônia de colação de grau do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet
Crédito: Divulgação

O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), celebra mais uma importante conquista no cenário acadêmico nacional. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Felipe Reis, egresso do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, foi selecionado para a segunda fase do VI Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (CTIC-ES 2025). A pesquisa, orientada pelo professor Carlos Eduardo de Carvalho Dantas, coloca o campus em destaque em um dos mais relevantes eventos de tecnologia do Brasil.

O CTIC-ES é uma competição que integra a programação do Congresso Brasileiro de Software (CBSoft 2025), evento que será realizado em Recife (PE) entre os dias 22 e 26 de setembro de 2025. O concurso visa divulgar e premiar trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de graduação e do ensino técnico em todo o país. Intitulado "How Close Is ChatGPT to Developer Judgment? A Study on Stack Overflow Java Questions", o trabalho de Felipe foi um dos 26 submetidos e está classificado para a fase dois do evento, na qual os autores fazem a apresentação oral de forma presencial, durante a CBSoft.

"O aceite do trabalho do Felipe é muito importante porque mostra que o IFTM, em particular o Campus Uberlândia Centro, está fazendo trabalhos de conclusão de curso de qualidade, com reconhecimento em escala nacional", comemora o professor Carlos Eduardo. "O trabalho do Felipe já está ali entre os finalistas do melhor trabalho de conclusão de curso e iniciação científica de Engenharia de Software do Brasil. Ele vai apresentar em Recife, no dia 25 de setembro, e pode concorrer ao prêmio de melhor trabalho de conclusão de curso em engenharia de software do Brasil", complementa.

ChatGPT vs. Humanos: Uma Análise Inovadora

A pesquisa de Felipe Reis investiga um tema atual e de grande impacto para a área de tecnologia: a capacidade da inteligência artificial de replicar o julgamento humano. O estudo comparou as respostas oferecidas pelo ChatGPT com as soluções escolhidas por desenvolvedores de software em uma plataforma consolidada, o Stack Overflow.

 O Stack Overflow é um dos maiores sites de perguntas e respostas para programadores, onde a própria comunidade valida as melhores soluções para problemas técnicos. "Antes do ChatGPT existir, os desenvolvedores pesquisavam por ajuda no Google, e um dos sites que o Google mais recomendava era o Stack Overflow, que é, basicamente, uma plataforma de perguntas e respostas", explica o orientador.

O objetivo da pesquisa foi verificar se o ChatGPT conseguiria escolher a mesma resposta que a comunidade de desenvolvedores do Stack Overflow elegeu como a melhor para uma determinada pergunta.

"A gente observou que, em mais da metade dos casos, o julgamento do ChatGPT estava alinhado com o julgamento humano. Isso é algo extremamente relevante porque mostra que a inteligência artificial já está num estágio tão avançado que, em certos momentos, vai ficar muito difícil distinguir se o julgamento é da inteligência artificial ou não", destaca Carlos Eduardo.

O estudo revelou ainda que, mesmo nos casos em que a ferramenta de IA não escolheu a resposta "campeã", suas escolhas eram igualmente de alta qualidade. O professor faz uma analogia para ilustrar a descoberta.

"Não foi porque o ChatGPT escolheu uma resposta ruim, mas sim porque tinha mais de uma resposta muito boa. É a mesma coisa que perguntar assim: ‘quem foi o melhor jogador de futebol de todos os tempos? O Messi, o Pelé ou o Maradona?'. Qualquer um dos três que se escolher é uma resposta muito boa. Então, os casos nos quais o Chat GPT não acertou, havia uma outra resposta tão boa quanto. Foi um resultado bem bacana", finaliza.

Compartilhe:

Notícias relacionadas